Compartilhe

Avaliação de serviços ambientais no estado do Acre

Este projeto foi focado na avaliação e valoração dos serviços ecossistêmicos para diferentes cenários de uso futuro do solo do estado. A parte central do projeto é a valorização espacial do capital natural, usando a ferramenta InVEST. A avaliação dos serviços dos ecossistemas (SE), tanto em termos monetários quanto em não monetários, é uma ferramenta fundamental para a construção de políticas e mecanismos de financiamento que incorporem o valor desses serviços e remunerem ações para conservar e restaurar as florestas que os fornecem. Neste estudo nós fornecemos uma primeira avaliação dos serviços dos ecossistemas selecionados para os quais a valorização monetária é possível. Embora o valor da natureza vá além do que pode ser capturado em uma análise de avaliação, fornecer valores monetários para alguns serviços pode ajudar a demonstrar a necessidade de intervenções específicas, que corrijam distorções causadas por mercados incompletos.

O objetivo final deste estudo foi o de criar um incentivo para a estrutura financeira e modelos de fluxo de caixa para mecanismos de financiamento inovadores que possam atrair financiamento do setor público / privado para atividades que reduzam as emissões por desmatamento, e financiar a transição para a gestão sustentável de ecossistemas (GSE), para a economia de baixo carbono e a promoção de regulamentos, disposições e dos serviços ecossistêmicos culturais, onde o capital natural é valorizado, conservado e restaurado.

Os resultados serão utilizados pelo governo do estado na atração de investimentos para financiar a transição para uma economia sustentável.

Estágio: Concluído.