Publicações > Artigo

Compartilhe

Aumentos na produção, mediados pela polinização e pagamentos de carbono, podem compensar custos de restauração em paisagens de café

Neste estudo, foram desenvolvidos cenários de restauração e estimados seus resultados financeiros para compreender as condições em que os benefícios da restauração derivados do rendimento do café e de créditos de carbono compensam os custos de restauração no hotspot da Mata Atlântica brasileira.

A perda de habitat e as mudanças climáticas representam ameaças à biodiversidade globalmente, mas alcançar metas ambiciosas de restauração pode reduzir significativamente o risco de extinção de espécies e, ao mesmo tempo, melhorar a conservação da biodiversidade e o bem-estar humano. Muitos países fizeram compromissos ambiciosos como parte da década de restauração das Nações Unidas, incluindo a restauração de 350 milhões de hectares de terras degradadas até 2030 sob o Desafio de Bonn. Dado que a maioria dos ecossistemas degradados está localizada em paisagens agrícolas, a restauração nessas áreas será fundamental para alcançar as metas, ao abordar os problemas globais de perda de habitat e mudanças climáticas.

No entanto, os compromissos de restauração enfrentam importantes desafios de implementação. Um dos principais obstáculos para equilibrar interesses ecológicos, econômicos e sociais é o alto custo da restauração. Esses custos incluem custos diretos de restauração (por exemplo, plantio ou preparação do local), bem como custos de proteção e custos de oportunidade de produção perdida. Trabalhos recentes destacaram que esses custos podem atuar como uma barreira financeira significativa para a adoção em larga escala da restauração.

No entanto, a restauração de habitat natural em terras agrícolas também pode proporcionar benefícios de serviços ecossistêmicos e de produção, como polinização natural aprimorada e controle de pragas. Além disso, a restauração pode gerar grandes benefícios de carbono. Florestas secundárias tropicais em processo de restauração podem sequestrar uma média de 3,05 toneladas de carbono por hectare ao ano da atmosfera ao longo de 20 anos. O sequestro e armazenamento de carbono são serviços de regulação críticos que beneficiam as pessoas globalmente e podem ser negociados em mercados de carbono, ajudando a compensar os custos de restauração.

No contexto da restauração ecológica, o Brasil surge como um ator fundamental, já que é um lar de biomas globalmente icônicos, como a Mata Atlântica, conhecida por ser umhotspot de restauração. Além disso, o Brasil se destaca como um dos principais produtores e exportadores mundiais de café, uma commodity entre as 20 mais comercializadas globalmente.

A restauração ecológica pode potencialmente beneficiar substancialmente a produção de café. Vários estudos demonstraram a importância da cobertura de vegetação nativa na paisagem e da proximidade entre os campos de café e áreas naturais na modulação dos fluxos de polinizadores e controladores naturais de pragas, o que pode aumentar o rendimento do café em 10% a 30%. Compromissos de restauração no Brasil são orientados por uma obrigação legal ditada pela Lei de Proteção da Vegetação Nativa (Lei 12.651/2012), que orienta e obriga onde e quanto da vegetação nativa deve ser conservada, gerenciada ou restaurada dentro das propriedades rurais.

Todas as propriedades rurais dentro da Mata Atlântica devem ter no mínimo 20% da área reservada como vegetação natural, composta por Áreas de Proteção Permanente (APPs), cuja localização é definida por legislação (áreas ambientalmente sensíveis, como margens de rios, topos de morros e encostas íngremes) e Reservas Legais, que são alocadas pelos proprietários para atingir a meta mínima de 20%. Proprietários que não têm a área obrigatória coberta por vegetação natural devem restaurá-la em 20 anos ou, no caso de Reservas Legais, compensar déficits de vegetação em suas próprias propriedades, negociando com proprietários que possuem Reservas Legais excedentes. As informações espaciais sobre limites de fazendas e áreas reservadas são carregadas em uma plataforma ambiental de registro rural chamada CAR (acrônimo em português), um banco de dados de acesso público.

Apesar das evidências sobre os benefícios econômicos, até onde sabemos, poucos estudos incorporaram os benefícios da restauração em terras agrícolas em análises de custo, nem exploraram as situações em que esses benefícios podem ser substanciais o suficiente para superar os custos. Uma vez que os efeitos da restauração no rendimento e na renda da fazenda podem compensar pelo menos parcialmente os custos da restauração, entender os fatores que desempenham um papel nesse equilíbrio custo/benefício é fundamental para informar os proprietários de terras e apoiar a tomada de decisões e políticas agroambientais.

Neste artigo, explora-se o quanto e em quais condições os benefícios da restauração ecológica podem compensar os custos nos sistemas de café do Brasil, no hotspot da Mata Atlântica. Para isso, desenvolve-se um conjunto de cenários com diferentes metas de restauração e calcula-se uma estimativa detalhada de suas consequências financeiras para entender como e quando os custos da restauração podem ser compensados pelos benefícios derivados do rendimento da restauração e créditos de carbono.

A restauração foi considerada como a conversão de usos da terra antrópicos em floresta em áreas selecionadas. É importante destacar que, na região de estudo, as florestas representam 100% da vegetação nativa, sendo a única opção para atingir as metas de restauração a restauração de áreas florestadas.

No estudo, foi descoberto que os custos de restauração podem ser equilibrados por um aumento no rendimento de café, mediado pelo aumento na cobertura florestal e benefícios de polinização, quando as fazendas já tinham pelo menos 10% de cobertura florestal no início do processo de restauração e a cobertura florestal final após a restauração não ultrapassava 25%. Além disso, um pagamento de CO2 de USD 20/tonelada aumentaria o saldo financeiro positivo. Este trabalho pode fornecer orientações para identificar circunstâncias em que os benefícios da restauração podem superar os custos, ajudando a promover a restauração em paisagens agrícolas.

O resumo gráfico relaciona a compensação de custos de restauração em paisagens de café a produção, mediada pela polinização e pagamentos de carbono.

Colaboradores Relacionados (1)