Publicações > Artigo

Compartilhe

Efeitos mediados pela biodiversidade, no funcionamento do ecossistema, dependem do tipo e intensidade dos distúrbios ambientais

Os distúrbios ambientais afetam o funcionamento do ecossistema através de alterações no metabolismo dos organismos (efeito direto) e perda de biodiversidade (efeito indireto ou mediado pela biodiversidade). Ainda é um desafio separar os efeitos diretos e mediados pela biodiversidade, das mudanças ambientais no funcionamento do ecossistema, devido às dificuldades em isolar os efeitos “verdadeiros” da perda de biodiversidade. Além disso, ainda não está claro se os efeitos mediados pela biodiversidade são tão importantes quanto os efeitos diretos. Neste estudo, foi realizado um experimento em microcosmos artificiais para desemaranhar os efeitos mediados pela biodiversidade e os efeitos diretos de dois principais distúrbios ambientais no funcionamento dos ecossistemas aquáticos: aumentos de temperatura e salinidade.

A função de ecossistema analisada, foi a predação de microalgas pela comunidade de zooplâncton (taxas de pastejo de zooplâncton) e os resultados do estudo sugerem que distúrbios podem afetar o funcionamento de ambientes aquáticos por meio de um conjunto de mecanismos biológicos complexos, que equilibram efeitos diretos e mediados pela biodiversidade. Concluiu-se que a importância relativa dos efeitos mediados pela biodiversidade depende do tipo e intensidade do distúrbio.

Biodiversity-mediated effects on ecosystem functioning depend on the type and intensity of environmental disturbances

Colaboradores Relacionados (1)