Publicações > Sumário

Compartilhe

O planejamento espacial holístico é imperativo para operacionalizar metas transformadoras: recomendações para o Quadro Global de Biodiversidade Pós-2020

O Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) liderou um grupo multi-institucional de especialistas em um estudo que apoiará as discussões da 15ª Conferência das Partes (COP) da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) das Nações Unidas. A pesquisa utilizou modelagem integrada para alocar melhor as ações de restauração, conservação e conversão da natureza, buscando maximizar os resultados de conservação da biodiversidade, manutenção dos serviços ecossistêmicos e contribuições da natureza para as pessoas. Foram consideras as projeções para 2050 sobre agricultura, expansão urbana, crescimento populacional e mudanças climáticas, além dos objetivos e metas de ação do primeiro esboço do Quadro Global de Biodiversidade Pós-2020 (CBD/WG2020/3/3).

Este sumário executivo para tomadores de decisão resume as conclusões e recomendações do estudo. Destacam-se as seguintes mensagens:

  • É possível deter e potencialmente reverter o declínio da biodiversidade, mas fortes esforços para enfrentar diferentes ameaças devem ser feitos simultaneamente. Ainda mais porque a importância relativa de cada ameaça, como a superexploração dos recursos naturais, o uso da terra e as mudanças climáticas, provavelmente mudará no futuro.
  • O planejamento espacial holístico, que considera toda a gama de recursos e indicadores e a combinação de ações de gestão em escala nacional e global, é fundamental para alcançar resultados positivos para as pessoas e a natureza e integrar as metas do Quadro Global de Biodiversidade pós-2020 com realizações do Pacto Climático de Glasgow e da Agenda de Desenvolvimento Sustentável.
  • Atender às crescentes demandas de alimentos e ao mesmo tempo apoiar a proteção da biodiversidade por meio da conservação e restauração de ecossistemas é um desafio formidável.  A intensificação sustentável da produção de alimentos, reduzindo a pegada global da terra, e a incorporação de padrões de sustentabilidade ambiental em acordos comerciais e cadeias de suprimentos estão entre os fatores que devem ser abordados com esforço substancial.

O documento foi publicado pelo Secretariado da CDB para ser usado nas reuniões do Grupo de Trabalho Aberto sobre o Quadro Global de Biodiversidade pós-2020. Os resultados do Grupo são a base para finalizar um quadro global de biodiversidade adotado pela COP.

Colaboradores Relacionados (6)

Parceiros Relacionados (13)

Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio) Conservação Internacional - Brasil Convenção da Diversidade Biológica Florida State University IIASA Natural Capital Project Natural History Museum Santa Fe Institute SPRING The University of Arizona University College London University of Connecticut University of Queensland