Notícias > Notícia

Compartilhe

28.08.25

Especialistas da Amazônia validam áreas prioritárias para a restauração do bioma por projeto do IIS

O IIS, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e o Instituto Clima e Sociedade (iCS), conduziu duas oficinas virtuais em 2025 (08/04 e 05/08) para discutir, ajustar e validar cenários de priorização da restauração da vegetação nativa na Amazônia, no âmbito do projeto “Áreas Prioritárias para Restauração da Vegetação Nativa no Brasil”, que apoia a atualização do Planaveg e outras políticas públicas.

As oficinas reuniram mais de 40 participantes de diferentes instituições com atuação na região. Os resultados preliminares foram apresentados, debatidos e consolidados a partir das contribuições dos convidados, com foco em critérios técnicos, bases de dados e conhecimento local do território.

Foram analisados seis cenários de priorização que consideram: conservação da biodiversidade; conservação de recursos hídricos; mitigação e adaptação climática; retorno socioeconômico; e custos de restauração. As contribuições dos participantes orientaram ajustes e aperfeiçoamento da metodologia.

Como próximos passos, os resultados serão submetidos à validação e aprovação pela Conaveg, antes da oficialização pelo governo federal. O projeto segue com a identificação de áreas prioritárias para restauração nos demais biomas brasileiros.

Parceiros Relacionados (2)

Instituto Clima e Sociedade (iCS) Ministério do Meio Ambiente - Governo Federal (MMA)