Avaliação estratégica da expansão da pecuária no Matopiba
O IIS é um dos colaboradores do Plano Cerrado 50-50, que faz uma avaliação estratégica da expansão da pecuária na região do Matopiba (partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). O foco está nos impactos sobre o uso da terra, a vegetação nativa do Cerrado e as emissões de carbono associadas à conversão de habitats naturais.
O projeto atende a uma demanda da Secretaria de Controle do Desmatamento do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). E contribui como subsídio técnico para a formulação de estratégias que buscam conciliar produção agropecuária e conservação ambiental, com ênfase na prevenção do desmatamento.
A metodologia combina análises espaciais e dados oficiais para avaliar a dinâmica de uso da terra na última década. O estudo utiliza informações do Cadastro Ambiental Rural (CAR), do INCRA, do Prodes Cerrado, do TerraClass Cerrado e do MapBiomas, além de bases próprias do IIS sobre estoques de carbono acima e abaixo do solo.
A partir desses dados, são avaliados os requisitos de Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente, a perda de habitat legal e ilegal, as emissões de carbono associadas à conversão da vegetação nativa e as tendências futuras de mudança no uso da terra em cenários de curto, médio e longo prazo.
Entre os principais objetivos estão quantificar a perda de vegetação nativa no Matopiba, estimar as emissões de carbono decorrentes da expansão da pecuária, diferenciar áreas convertidas em pastagens de outros tipos de uso, projetar cenários futuros de conversão e identificar áreas prioritárias para restauração e áreas suscetíveis à conversão legal.
O projeto também busca apoiar a formulação de políticas públicas e instrumentos econômicos voltados à redução do desmatamento e à promoção de práticas produtivas sustentáveis no Cerrado.
A iniciativa é coordenada pela Gordon and Betty Moore Foundation e pela Nacional Wildlife Federation (NWF), em parceria com a Universidade de Wisconsin–Madison (UW) e com a colaboração de especialistas convidados.
