Sobre o IIS > Colaborador Interno

Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza

Diretor Técnico

Biólogo e doutor em ecologia pela Universidade de São Paulo (USP), tem trinta e três anos de experiência profissional em conservação e uso sustentável da biodiversidade, desenvolvendo assessoria técnica, pesquisa científica e gerência de projetos. Com foco no estabelecimento de pontes entre a pesquisa técnico-científica e aplicações práticas, tem atuado na implementação de políticas públicas e gestão de projetos e programas.

Suas áreas de conhecimento incluem a biologia da conservação, ecologia de vegetação e paisagem, biogeografia, dinâmica do uso das terras, aplicações de geoprocessamento e modelagem ambiental; ecologia de florestas tropicais, cerrado e campos. É também especialista e instrutor certificado em Padrões Abertos para a Prática da Conservação e Professor do Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade, do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC Rio, ligado ao Centro de Ciência em Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio).

Entre as principais posições ao longo dessas décadas, destaca-se o período como pesquisador na EMBRAPA e os nove anos no WWF-Brasil, onde implementou e coordenou o laboratório de Ecologia da Paisagem e depois liderou a Superintendência de Conservação dos Programas Regionais e Temáticos. De maio de 2013 a dezembro de 2017, atuou como autoridade federal na Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, primeiro como diretor do Departamento de Conversação de Biodiversidade e de julho de 2015 em diante como responsável pelo novo Departamento de Conservação de Ecossistemas.

No IIS desde 2019, tem atuado como diretor técnico a frente da área de Conservação e Restauração de Biodiversidade, coordenando projetos, inter alia, sobre politicas púbicas e implementação de restauração de ecossistemas; monitoramento de biodiversidade; boas práticas para biodiversidade nos setores de reflorestamento e mineração e gestão integrada da paisagem; litigância climática e modelagem ambiental.

Conteudo Relacionado