Sobre o IIS > Colaborador Interno

Juliana Cardoso Fidelis

Pesquisadora

Juliana Cardoso Fidelis, Paraense, formada em Antropologia pela Universidade Federal do Oeste do Pará (PAA-UFOPA). Mestra em Antropologia e Sociologia pela Universidade Federal do Pará (PPGSA-UFPA) e Doutoranda em Ciências Sociais no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas (PPGCS-UNICAMP).

É pesquisadora/Aluna no Centro de Estudos Rurais (CERES/UNICAMP). Integra o Conselho editorial da Revista Ruris vinculada ao CERES, e é pesquisadora colaboradora no Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Sociedades Amazônicas, Cultura e Ambiente (Sacaca/UFOPA). Tem se dedicado a Pesquisa, Ensino e Extensão junto a povos e comunidades tradicionais nos processos de embate e negociação próprias das interfaces costuradas diante de diferentes agentes como empresas, o próprio Estado, as Universidades, ONGs etc.

Trabalha analiticamente, e de maneira prática junto às pessoas, às suas comunidades, associações e grupos sociais, no nível nacional e internacional, no âmbito das lutas por direitos e por reconhecimento. Possui experiência no trabalho de campo continuado e na produção e análise etnográfica dos diversos contextos e eventos políticos e históricos, culturais e ambientais pertinentes a esses grupos. Possui interesse no debate sobre territórios étnicos, recursos naturais e genéticos; patrimônio natural e cultural; conhecimentos tradicionais na sua relação com o conhecimento científico.

No IIS, apoiará o projeto re.green no âmbito do produto “Estimativa dos impactos socioeconômicos e monitoramento da restauração nas áreas da re.green”.