Notícias > Notícia

Compartilhe

02.10.23

Aliança mostra o atual estado da implementação da regeneração natural assistida no mundo

A regeneração natural assistida (RNA) é uma das técnicas de restauração com custo-benefício positivo a disposição para recuperar milhões de hectares de florestas e paisagens no mundo todo. Com a aspiração de criar uma “comunidade” de pessoas interessadas e implementadoras dessa técnica e de reunir as evidências, experiencias e aprendizados de diferentes disciplinas, setores e regiões geográficas, a Aliança para a Regeneração Natural Assistida (Aliança RNA) foi criada em 2022 como uma plataforma que possa unir esforços, compartilhar o conhecimento e disseminar técnicas em uma coalização iniciada pelo World Resources Institute, com apoio de WRI Brasil, ICV, Imazon e Suzano, como contribuição do projeto “Promovendo e implementando a Regeneração Natural Assistida no Mato Grosso e Pará“.

A Aliança RNA foca em três grandes regiões – Ásia-Pacífico, África e América Latina e Caribe –, e ao longo de 2022 e 2023 organizou oficinas e reuniões com implementadores no mundo todo, engajando mais de 130 pessoas, de 90 organizações diferentes em 43 países.

Carlos Alberto de Mattos Scaramuzza,  diretor técnico do IIS é consultor do WRI e está apoiando nas atividades da Aliança Para a Regeneração Natural Assistida. Entre as ações da Aliança estão a disseminação da prática da regeneração natural assistida e a melhoria de sua eficiência nas regiões tropicais e subtropicais do mundo. Para isso, a Aliança trabalha com três objetivos principais:

  • Estimular uma maior sensibilização e conhecimento sobre as práticas de RNA;
  • Apoiar políticas públicas e incentivos para a implementação da RNA;
  • Facilitar o acesso a dados científicos, apoio técnico e capacidade de monitorização.

Buscando reunir o conhecimento disponível sobre RNA na literatura científica internacional, foi lançado durante a 10ª Conferência Mundial sobre Restauração Ecológica o “Relatório de status sobre a Regeneração Natural Assistida: O que, por que, quem, onde e como?” que sintetiza o “estado da arte” da técnica com ênfase em florestas, bosques e savanas, de climas tropicais e subtropicais. Neste artigo, destacam-se os pontos principais do documento.

Colaboradores Relacionados (1)

Parceiros Relacionados (1)

World Resources Institute (WRI)