Notícias > Clipping

Compartilhe

28.07.23

Caminhos para a sustentabilidade agrícola no MATOPIBA

Pesquisa realizada pelo Instituto Internacional para Sustentabilidade aponta desafios e oportunidades para o fomento de mecanismos financeiros para a conservação ambiental na fronteira agrícola que mais cresce no país.

Com 91% de sua área coberta pelo bioma Cerrado, a fronteira agrícola do Matopiba registra índices crescentes de conversão de vegetação nativa em áreas agrícolas, em especial para o cultivo de soja. De 2000 a 2019, a área dedicada ao grão cresceu 4,3 vezes, respondendo por 23% da produção de soja em todo o bioma Cerrado.  Há ainda outros 10 Mha de vegetação nativa com alta aptidão para a agricultura sob risco de desmatamento na região. A expansão acontece majoritariamente em trechos de vegetação nativa – e não sobre áreas de pastagens -, por isso a importância de se pensar em mecanismos financeiros, políticas públicas e outras formas de incentivo que estimulem a conservação voluntária e a redução do desmatamento legal.

De agosto a dezembro de 2022, pesquisadores do Instituto Internacional para Sustentabilidade, em parceria com o Centro de Ciência da Conservação e Sustentabilidade da PUC-Rio, liderado por Fernanda Gomes, buscou identificar fatores que influenciam a tomada de decisão em campo a partir do depoimento de 69 produtores rurais, nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. Utilizando a ciência comportamental como ferramenta, a pesquisa pretende identificar evidências que ajudem a explicar a tomada de decisão em campo e a fomentar iniciativas que promovam a conservação voluntária da vegetação nativa na região.

É a primeira vez que a ciência comportamental é utilizada no país para investigar as motivações dos sojicultores para desmatar, conservar ou restaurar a vegetação nativa em suas propriedades. “Entender os desafios enfrentados pelo produtor é fundamental para definirmos os mecanismos financeiros e as soluções de inovação com maior aderência entre os fazendeiros, com chances de ganhar escala e trazer resultados”, afirma o diretor do Land Innovation Fund, Carlos E. Quintela. “O projeto do Instituto Internacional para Sustentabilidade é uma ferramenta valiosa para mapeamento de oportunidades e possibilidades de fomento para uma agricultura sustentável e inteligente para o clima na região”, completa.

Foram realizadas 40 entrevistas com 45 produtores de soja, 10 por estado, e 20 entrevistas com 24 pecuaristas e/ou produtores de outras culturas, sendo 10 em áreas com aptidão para o cultivo de soja e 10 em áreas sem aptidão. Desse total, 80% dos sojicultores entrevistados são donos de propriedades de 500 a 10 mil ha. A maioria é da terceira geração de famílias de fazendeiros migrantes do sul do país. E 50% dos pecuaristas e produtores de outras culturas ouvidos nesta pesquisa possuem propriedades de até 500ha herdadas de famílias originárias do Estado onde foram realizadas as entrevistas.

Colaboradores Relacionados (1)