Publicações > Relatório

Compartilhe

Relatório: Mapas Mentais sobre mudança de uso do solo no MATOPIBA

O presente relatório conclui a primeira fase do projeto “Incentivos e intervenções para políticas baseadas em comportamento para uma cadeia produtiva de soja livre de desmatamento e conversão no Cerrado”, o qual vem utilizando as ciências comportamentais para mapear critérios que influenciam as(os) produtoras(es) de soja na tomada de decisão quanto ao uso da terra no Cerrado para, a partir dos resultados sobre seus comportamentos, desenhar mecanismos que incentivem a conservação e restauração voluntária da vegetação nativa e a adoção de práticas agrícolas sustentáveis.

Proprietárias(os) rurais são as(os) principais tomadoras(es) de decisões sobre o uso da terra. Essas decisões estabelecem a relação da produção agropecuária com o meio ambiente e determinam se a mesma será sustentável econômica, ambiental e socialmente, ou imediatista, acarretando impactos negativos na sociedade e no meio ambiente. Nesse contexto, e buscando alcançar os resultados propostos, o projeto prevê a execução de quatro fases:

  • Avaliar o comportamento das(os) produtores(as) de soja no Cerrado para identificar as causas principais que influenciam a decisão sobre o uso das suas terras e desenvolver uma hipótese sobre as causas e motivações destes comportamentos.
  • A partir dos resultados da fase 1, projetar incentivos e intervenções incorporando princípios da ciência comportamental para eliminar o desmatamento da cadeia de fornecimento de soja no Cerrado.
  • Testar a aceitação das (os) produtoras(es) às soluções projetados para entender suas preferências e disposição a aceitar incentivos para conservação e restauração de vegetação nativa e até que ponto esses incentivos podem ser aprimorado por intervenções comportamentais, ao aplicar um experimento de escolha com agricultores.
  • Analisar os custos e benefícios das soluções propostas e definir a operacionalização do incentivo para desenvolver um plano detalhado para sua implementação, ganho de escala e monitoramento. Informar políticas privadas, públicas e multilaterais sobre como implementar, ampliar e monitorar intervenções e incentivos baseados em comportamento para conservação, restauração ou expansão agrícola de soja neutra.

Os resultados apresentados a seguir servirão como base para o desenvolvimento das próximas fases do projeto e, mais especificamente, subsidiarão a discussão entre produtoras(es) rurais, outros membros da cadeia produtiva da soja, especialistas em políticas (privadas, públicas e multilaterais) e cientistas comportamentais e ambientais na busca por soluções e incentivos para eliminar o desmatamento da cadeia de fornecimento da soja no Cerrado.

Colaboradores Relacionados (8)

Parceiros Relacionados (3)

Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio) Land Innovation Fund (LIF) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)