Notícias > Clipping

Compartilhe

09.06.23

Conheça o biocarvão, que aumenta a produtividade do solo e a renda dos agricultores

Um inovador experimento de campo em pastagens para gado utilizando o biocarvão, material rico em carbono obtido por um processo queima controlada de biomassa, mostrou o aumento da produtividade do solo, gerando um acréscimo potencial de receita anual para os agricultores envolvidos. O termo biocarvão é a fusão de duas palavras: biomassa e carvão.

O trabalho foi conduzido por pesquisadores do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) e do Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio), núcleo de pesquisa da PUC-Rio. Os resultados mostraram que o uso de biocarvão no tratamento de pastagens para gado aumentou a produtividade do solo, gerando um acréscimo potencial de receita anual para os agricultores envolvidos.

Agnieszka Latawiec, professora do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio e Diretora de Ciência do IIS afirma que, quando comparada a queimadas sem controle, a técnica reduz a emissão de gases do efeito estufa.

Matéria publicada no portal RuralNews em 09 de junho de 2023.

Colaboradores Relacionados (1)

Parceiros Relacionados (5)

Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio) Embrapa Agrobiologia Embrapa Solos Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)