Notícias > Vaga

Compartilhe

19.08.21

Pessoa jurídica para elaboração de estratégia para solucionar gargalos do manejo de vegetação nativa em reserva legal

Empresa contratada: ORTUS CONSULTORIA LTDA

PRAZO DE CANDIDATURA PRORROGADO ATÉ DIA 08/09/2021

O Projeto GEF Áreas Privadas – Concretização do potencial de conservação da biodiversidade em áreas privadas no Brasil, financiado pelo Global Environment Facility (GEF) por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente), e executado pelo Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), tem como objetivo principal ampliar o manejo sustentável da paisagem e contribuir para a conservação da biodiversidade e a provisão dos serviços ecossistêmicos em áreas privadas no Brasil.

O Projeto abrange três componentes que estão inter-relacionados. O Componente 1 tem como principal objetivo o desenvolvimento de atividades, em duas áreas-piloto (uma na Mata Atlântica e outra no Cerrado), que têm como foco reduzir o grau de fragmentação das paisagens produtivas, aumentar a disponibilidade de habitat para espécies ameaçadas de extinção e desenvolver esquemas de incentivo para a conservação. O Componente 2 buscará estabelecer um acordo com empresas do setor de árvores plantadas para melhorar a conservação da biodiversidade e a recuperação da vegetação nativa em suas áreas. E, por fim, o Componente 3 tem como foco principal melhorar as capacidades públicas para planejar e implementar políticas de conservação em áreas privadas, incorporando o valor de conservação em políticas e ferramentas públicas.

No contexto do Componente 3, o IIS está contratando serviço de consultoria de pessoa jurídica para desenvolver uma estratégia para solucionar gargalos do manejo de vegetação nativa no Brasil em RL.  A pessoa jurídica contratada irá desenvolver um questionário que será aplicado a atores com notório saber na agenda de manejo florestal e em cadeias produtivas de produtos florestais, e a partir da análise dos resultados (e de relatórios já produzidos pela equipe do Projeto GEF Áreas Privadas), irá identificar (i) os gargalos prioritários para serem solucionados, (ii) as possíveis soluções para estes gargalos priorizados, e (iii) as unidades federativas prioritárias para a implementação destas soluções.

Para a execução do serviço, a pessoa jurídica proponente deverá disponibilizar uma equipe com, no máximo, dois profissionais qualificados, com formação acadêmica na área de Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental, Ciências Biológicas, Gestão Ambiental, Direito ou áreas afins, e pelo menos um dos profissionais com pós-graduação em tema relacionado com manejo florestal. Pelo menos um dos profissionais da equipe deverá ter experiência profissional comprovada de, no mínimo, 5 anos na atuação em projetos no tema de legislação ambiental, políticas públicas e manejo florestal.

Para mais informações, acesse o Termo de Referência (TDR-GEF-IIS 007/2021) abaixo. As candidaturas serão recebidas até 08/09/2021.

Parceiros Relacionados (2)

Fundo Global para o Ambiente Ministério do Meio Ambiente - Governo Federal (MMA)