Notícias > Vaga

Compartilhe

08.09.21

Consultoria (pessoa jurídica) para coordenar, planejar e realizar o levantamento e sistematização das lições aprendidas do “Projeto GEF Áreas Privadas”

Prazo de inscrição encerrado. Seleção de propostas em análise.

 

O Projeto GEF Áreas Privadas – Concretização do potencial de conservação da biodiversidade em áreas privadas no Brasil, financiado pelo Global Environment Facility (GEF) por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente), e executado pelo Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), tem como objetivo principal ampliar o manejo sustentável da paisagem e contribuir para a conservação da biodiversidade e a provisão dos serviços ecossistêmicos em áreas privadas no Brasil.

O Projeto abrange três componentes que estão inter-relacionados. O Componente 1 tem como principal objetivo o desenvolvimento de atividades, em duas áreas-piloto (uma na Mata Atlântica e outra no Cerrado), que têm como foco reduzir o grau de fragmentação das paisagens produtivas, aumentar a disponibilidade de habitat para espécies ameaçadas de extinção e desenvolver esquemas de incentivo para a conservação. O Componente 2 buscará estabelecer um acordo com empresas do setor de árvores plantadas para melhorar a conservação da biodiversidade e a recuperação da vegetação nativa em suas áreas. E, por fim, o Componente 3 tem como foco principal melhorar as capacidades públicas para planejar e implementar políticas de conservação em áreas privadas, incorporando o valor de conservação em políticas e ferramentas públicas.

Para que os resultados relacionados a cada um dos Componentes do Projeto sejam devidamente alcançados com o nível de qualidade desejado, assim como seus objetivos e metas, e sejam passíveis de replicação para demais interessados, tornam-se necessários o aperfeiçoamento e a melhoria contínua e/ou correção das atividades técnicas finalísticas, produtos e processos atrelados ao projeto, relacionados também à sua gestão. Para isso, a coleta, a sistematização, o compartilhamento e a incorporação dos aprendizados ou lições aprendidas do projeto tornam-se fundamentais, não apenas após a finalização do projeto, mas também ao longo de sua execução, uma vez que oferecem a possibilidade de rápida correção e implementação de melhorias no projeto no curto prazo.

Neste contexto, estamos contratando serviço de consultoria especializada para coordenar, planejar e realizar o levantamento e a sistematização das lições aprendidas do Projeto GEF Áreas Privadas, através de um processo participativo, sob a supervisão e em conjunto com as equipes do MMA (Unidade de Coordenação do Projeto – UCP) e do IIS (Unidade de Gestão do Projeto – UGP). Para mais informações, acesse o Termo de Referência (TDR-GEF-IIS 010/2021) abaixo.

As candidaturas serão recebidas até 22/09/2021.