Notícias > Vaga

Compartilhe

07.12.21

Especialista em boas práticas agropecuárias e ambientais

Prazo de inscrição encerrado. Seleção de propostas em análise.

 

ET-GEF- IIS-011/2021

O Projeto GEF Áreas Privadas – Concretização do potencial de conservação da biodiversidade em áreas privadas no Brasil, financiado pelo Global Environment Facility (GEF) por meio do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (ONU Meio Ambiente), e executado pelo Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), sob coordenação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), tem como objetivo principal ampliar o manejo sustentável da paisagem e contribuir para a conservação da biodiversidade e a provisão dos serviços ecossistêmicos em áreas privadas no Brasil. As metas finais incluem melhorar a conservação da biodiversidade e a provisão dos serviços ecossistêmicos, aumentar a conectividade e a cobertura de vegetação nativa, reduzir a degradação ambiental em áreas privadas, melhorar a conservação das espécies ameaçadas e mitigar as mudanças climáticas.

As ações do Projeto GEF Áreas Privadas estão inseridas em três componentes que se inter-relacionam: Componente 1, que tem como principal foco contribuir para a redução do grau de fragmentação em paisagens produtivas, o aumento da disponibilidade de habitat para espécies ameaçadas de extinção e o desenvolvimento de esquemas de incentivo para a conservação em propriedades privadas; Componente 2, que busca estabelecer um acordo com empresas do setor de árvores plantadas para garantir o repasse dos dados de monitoramento da biodiversidade realizados nas suas áreas para o governo, além de aperfeiçoar as estratégias de conservação da biodiversidade e de recuperação da vegetação nativa em suas áreas; e Componente 3, que tem como foco principal apoiar as unidades federativas na melhoria/elaboração de suas regulamentações para assegurar a sustentabilidade das áreas de reserva legal (RL) a longo prazo, bem como fomentar a incorporação do valor de conservação das propriedades privadas em políticas e ferramentas públicas.

Nesse contexto, o IIS está contratando um(a) profissional para apoiar a execução de atividades do Projeto GEF Áreas Privadas, em especial as atividades desenvolvidas dentro do Piloto da APA da Bacia do Rio São João/Mico-Leão-Dourado, apoiando principalmente na implementação de boas práticas agroecológicas em propriedades privadas, com foco em pastagem sustentáveis (ex. sistemas silvipastoris, pastagem rotacionada, etc.), sistemas agroflorestais (ex. SAF horta, SAF sucessional, etc.), manejo florestal com espécies nativas e adequação ambiental a legislação federal e estadual (Lei da Proteção da Vegetação Nativa, INEA n°. 124, INEA n°. 134, INEA n°. 149).

Para mais informações, acesse a Especificação Técnica (ET-GEF-IIS-011/2021) abaixo.

As candidaturas serão recebidas até 31/12/2021.