Notícias > Notícia

Compartilhe

28.05.21

IIS na Década da Restauração de Ecossistemas da ONU

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que 2021-2030 será a Década da Restauração de Ecossistemas. Este período marca também o prazo final para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e das metas do clima do Acordo de Paris, se quisermos evitar mudanças climáticas catastróficas. É improvável que esses objetivos sejam alcançados, a menos que a degradação de ecossistemas seja interrompida e restauração seja realizada em uma escala centenas de milhões de hectares globalmente.

A Década da Restauração de Ecossistemas é, portanto, um apelo para a proteção e revitalização dos ecossistemas em todo o mundo, para o benefício das pessoas e da natureza. O movimento – liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) – envolve tanto a articulação política quanto milhares de iniciativas em campo para deter a degradação dos ecossistemas e aumentar a restauração, visando o atingimento das metas globais.

Diante desse desafio, o diretor executivo do IIS, Bernardo Strassburg, foi um dos sete cientistas escolhidos para compor a Força-tarefa Científica da Década para Restauração de Ecossistemas, como especialista em ecossistemas terrestres. Considerado como um dos pilares da Década, este corpo técnico tem como missão apresentar uma reflexão fundamental sobre a restauração de ecossistemas, bem como fornecer suporte científico ao longo do processo. A Força-tarefa estabelecerá as bases do conhecimento para que todos os parceiros envolvidos na Década construam seus planos de ação.    

Como um dos parceiros da Década de Restauração de Ecossistemas, o IIS está desenvolvendo uma modelagem integrada e robusta de cenários de uso da terra voltados à conservação e à restauração, assim como seus  resultados para diferentes objetivos. Esta modelagem apoiará o desenvolvimento do Quadro de Biodiversidade Global pós-2020 da Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), que tem como objetivo orientar o processo de estabelecimento das metas e objetivos nacionais, subnacionais e regionais e facilitar o monitoramento e a revisão do progresso em nível global. Dessa forma, o IIS contribuirá para que objetivos, as ações necessárias e os impactos correspondentes sejam definidos de forma transparente e baseados em soluções e dados científicos.  

Os diferentes cenários e seus resultados estão sendo gerados pela ferramenta de modelagem integrada desenvolvida pelo IIS – PLANGEA – que foi aprimorada para incorporar mais variáveis e dados – como a provisão de serviços ecossistêmicos e a integridade dos ecossistemas – e ser capaz de analisar um espectro mais amplo de cenários. Este trabalho está sendo desenvolvido em interação contínua com o Secretariado da CDB, a fim de fornecer insumos relevantes e oportunos para as negociações.

O lançamento da Década da Restauração de Ecossistemas da ONU será celebrado na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (de 26 de maio a 5 de junho) com uma série de eventos organizados pelo PNUMA e os parceiros da Década.

Colaboradores Relacionados (1)

Parceiros Relacionados (1)

UNEP/WCMC