Notícias > Evento

Compartilhe

28.05.21

Dia Mundial do Meio Ambiente e lançamento da Década da Restauração do Ecossistema da ONU

Comemorando o Dia Mundial do Meio Ambiente, o PNUMA e os parceiros da Década promovem uma série de eventos para marcar o lançamento deste movimento global.

No dia 1º de junho, o diretor executivo do IIS Bernardo Strassburg se juntau aos demais membros da Força-Tarefa Científica da Década da Restauração de Ecossistemas como especialista em ecossistemas terrestres, para compartilhar os fundamentos da ciência por trás da restauração de ecossistemas. O corpo técnico apresentará suas recomendações para que a restauração seja realizada com qualidade, e suas considerações para que a Década alcance seus objetivos. Segundo Bernardo, “A restauração tem o potencial de contribuir para todos os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, mas nem todos os benefícios da restauração podem ser maximizados simultaneamente, e  diferentes objetivos ecológicos e sociais podem surgir em um projeto de restauração. É crucial, portanto, desenvolver um entendimento comum da necessidade de restauração e dos benefícios e custos que cada grupo poderá obter como resultado, a fim de motivar as pessoas, mobilizar recursos, maximizar os benefícios e minimizar os potenciais impactos negativos para encontrar o equilíbrio certo. Para uma restauração eficaz, o planejamento deve ser participativo, inclusivo e equilibrar as prioridades e compensações geradas pelas necessidades específicas das partes interessadas. O planejamento espacial da restauração apoia a tomada de decisão estratégica e aumenta a probabilidade da restauração alcançar benefícios e resultados custo-efetivos, de forma justa e sustentável “.

 

 

No dia 4 de junho, o painel “The Road to Kunming – Restoration in the Post-2020 Biodiversity Framework” reunirá especialistas de alto nível para discutir as lições aprendidas com a implementação das Metas de Biodiversidade de Aichi e aumentar a ambição das metas para restauração de ecossistemas que integrarão o Quadro Global da Biodiversidade pós-2020. Ao lado da secretária executiva da CDB e de três ministros-chave do Meio Ambiente, Bernardo Strassburg integra o grupo como especialista da CDB na restauração de ecossistemas e no esboço do Quadro de Biodiversidade Global Pós-2020.

No dia 5 de junho será lançado a PLANGEA-WePlan-Forests – uma plataforma de planejamento de restauração florestal espacial desenvolvida pelo IIS Brasil e Australia em parceria com a Forest Ecosystem Restoration Initiative (FERI) da CBD. A PLANGEA-WePlan-Forests tem como objetivo apoiar países em desenvolvimento na definição de metas e planos de restauração de ecossistemas florestais para que atinjam seus objetivos econômicos de clima e biodiversidade, com base em soluções que otimizam múltiplos resultados

Colaboradores Relacionados (1)

Parceiros Relacionados (1)

UNEP/WCMC