Notícias > Notícia

Compartilhe

08.06.22

Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade abre terceira e última chamada

Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade abre terceira e última chamada

O primeiro mestrado profissional em Ciência da Sustentabilidade do Brasil abre terceira chamada para sua próxima turma, a ser iniciada em agosto de 2022. Com a nova turma já confirmada, estas serão as últimas vagas oferecidas.

Inspirado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o curso busca a interação entre as ciências naturais, sociais, humanas e tecnológicas e oferece capacitação aos profissionais das mais variadas áreas que queiram atuar no desenvolvimento de soluções sustentáveis aplicadas. Seu oferecimento é resultado de uma parceria do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC-Rio com o Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) e o Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio).

A ciência da sustentabilidade é uma nova área que pressupõe uma ética intergeracional e não-humana. Este campo se caracteriza pelo encontro dos conhecimentos sociais, econômicos e ambientais e pela transdisciplinaridade presente na interação entre saberes científicos e tradicionais. O curso provê oportunidades de aprendizagem e fornece ferramentas para o entendimento das dinâmicas entre sistemas humanos e naturais, além de preparar os alunos para o desenvolvimento de projetos customizados relacionados aos grandes temas da sustentabilidade, tais como:

· Desafios globais e locais do Antropoceno, incluindo mudanças climáticas, a crise da biodiversidade e dos oceanos;

· Interdependência e sinergias entre meio ambiente e problemas sociais como pobreza, desigualdade e saúde;

· Biodiversidade e serviços ambientais aliados à redução de pobreza e melhoria da saúde;

· Indicadores de desenvolvimento e sustentabilidade;

· Estratégias, processos e metodologias aplicadas à sustentabilidade corporativa;

· Acordos, leis e políticas públicas socioambientais globais, regionais, nacionais e sub-nacionais;

· Planejamento integrado do uso da terra (conservação, restauração, agricultura e pecuária sustentável);

· Cidades sustentáveis e infraestrutura verde;

· Economia da sustentabilidade: fundamentos e ferramentas;

· Inovações tecnológicas setoriais visando transição para baixo-carbono, incluindo energias renováveis, agricultura de baixo carbono e transportes.

O corpo docente é formado por pesquisadores e profissionais renomados atuantes em instituições públicas, privadas e do terceiro setor de relevância global no cenário do desenvolvimento sustentável. Os coordenadores são Agnieszka Latawiec (IIS/PUC-Rio/University of Agriculture – Polônia), Rogério de Oliveira (PUC-Rio), Fabio Scarano (UFRJ) e Paulo Branco (IIS).

Saiba mais e inscreva-se até 20 de julho no site www.mestradosustentabilidade.com

Colaboradores Relacionados (3)

Parceiros Relacionados (2)

Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio) Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)