Notícias > Evento

Compartilhe

12.01.23

Gravação: lançamento Plataforma PLANGEA Web + painel sobre as decisões das COPs do Clima e Biodiversidade

No dia 26 de janeiro de 2023 aconteceu o evento de lançamento da PLANGEA web, a plataforma online do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) que permite a visualização de áreas prioritárias para ações de restauração e conservação de ecossistemas, estimando os benefícios e os custos para diferentes cenários. O lançamento ocorreu no evento “Comércio, Desenvolvimento e Meio Ambiente”, que aconteceu ao longo do dia na sede da FAO em Brasília, e discutiu os resultados das Conferências das Nações Unidas sobre o Clima (COP27) e para a Biodiversidade (COP15).

Liderado pelo IIS, o evento teve apoio do Centro Mundial de Monitoramento da Conservação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP-WCMC, em inglês), do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e do WWF-Brasil. O financiamento foi realizado pelo UKRI GCRF TRADE, Development & the Environment Hub (TRADE Hub).

No primeiro bloco do evento, foi realizado um painel de discussão sobre “objetivos ambiciosos e sinérgicos para as decisões das COPs sobre o Clima (COP 27) e para a Biodiversidade (COP 15)”, em que especialistas como Marcello Boggio (FAO), Gustavo Mañez Gomis (PNUMA) e Bráulio Dias (UnB) apresentaram as oportunidades e os desafios discutidos em ambas as Conferências das Nações Unidas. Ainda nesta sessão, Matheus Couto (WCMC-UNEP) apontou iniciativas multilaterais para enfrentar os desafios globais nas duas áreas e Rafael Loyola (IIS) divulgou um resumo de recomendações para ações de conservação e restauração de ecossistemas. A apresentação foi transmitida ao vivo, em português com transmissão e tradução simultânea para o inglês.

Em seguida, aconteceu o workshop “Roteiro para um comércio justo e sustentável”, no qual os participantes, em mesas de discussão, refletiram sobre possíveis visões, ações, atores e barreiras para alcançar a sustentabilidade nas diversas etapas da cadeia de suprimentos no Brasil. Esta sessão não foi transmitida online.

Por fim, aconteceu o lançamento oficial da PLANGEA Web, desenvolvida pelo IIS para oferecer suporte ao planejamento estratégico e à tomada de decisão em ações de conservação e restauração de ecossistemas em nível nacional e global. A plataforma possui um mapa interativo que permite aos usuários explorar áreas identificadas como prioritárias para a conservação e restauração de ecossistemas ao redor do mundo, com distintas possibilidades de foco e escalas de priorização. Durante este bloco houve também uma apresentação sobre as ações nacionais no âmbito da Década da ONU de Restauração de Ecossistemas. A apresentação foi transmitida ao vivo, em português.

Assista à gravação dos blocos transmitidos:

Painel de discussão "Objetivos ambiciosos e sinérgicos para as decisões das COPs sobre o Clima e Biodiversidade"
Lançamento da plataforma PLANGEA Web

Acesse a PLANGEA Web: plangea.earth

Conheça os participantes

Colaboradores Relacionados (5)

Parceiros Relacionados (2)

Trade, development & the Envirionment Hub World Wide Fund for Nature (WWF)