Notícias > Release

Compartilhe

13.03.23

Instituto Internacional para Sustentabilidade lança plataforma online com áreas prioritárias para conservação e restauração de ecossistemas ao redor do mundo

Equipe do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) presente no lançamento da plataforma PLANGEA Web

Rio de Janeiro, 13 de março de 2023. O Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), um think-and-do-tank brasileiro voltado à compreensão da relação entre o ser humano e demais elementos da natureza, lançou recentemente a plataforma interativa online PLANGEA Web (plangea.earth), desenvolvida para facilitar e apoiar o planejamento estratégico do uso da terra. A apresentação da plataforma ocorreu durante o evento “Comércio, Desenvolvimento e Meio Ambiente”, realizado na sede da Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) da Organização das Nações Unidas (ONU) em Brasília, no dia 26 de janeiro.

No mapa interativo da PLANGEA Web, os usuários podem escolher entre critérios personalizáveis para simular a priorização de áreas para conservação ou restauração em escala global ou nacional, com base na otimização dos benefícios em conservação da biodiversidade, mitigação das mudanças climáticas e minimização dos custos econômicos. Além do mapa de priorização, a plataforma também apresenta a quantificação individual para os múltiplos benefícios considerados. Os resultados são apresentados por meio de mapas, gráficos, tabelas, imagens e relatórios, permitindo o download (inclusive de dados matriciais) e o uso das informações. 

Essas simulações são resultantes do contínuo desenvolvimento de uma modelagem, também chamada PLANGEA, em programação linear inteira para quantificar benefícios ambientais e econômicos da mudança no uso da terra, revelando sinergias e trade-offs importantes ao incorporar a otimização multicritério no planejamento espacial. A plataforma ainda traz informações sobre aplicações, projetos e publicações que utilizaram essa modelagem, fornecendo acesso aos principais produtos dessas pesquisas.

Para Neil Burgess, cientista-chefe do Centro de Monitoramento da Conservação Mundial do Programa da ONU para o Meio Ambiente (UNEP-WCMC, em inglês), a ferramenta “pode ajudar a desenvolver estratégias nacionais para implementar o novo Marco Global de Kunming-Montreal para Biodiversidade  adotado na COP-15”.

Paulo Branco, diretor adjunto do IIS, destaca que a plataforma “ampliará a capacidade de pessoas e instituições em avaliar áreas prioritárias para restauração e conservação de ecossistemas em nível nacional e global, permitindo decisões mais acertadas e sustentáveis a longo prazo, aspectos fundamentais para enfrentar os desafios das crises de clima e biodiversidade”. 

O evento de lançamento também contou com um painel de discussão sobre os resultados das Conferências das Nações Unidas sobre o Clima (COP-27) e Biodiversidade (COP-15), que apresentou diferentes abordagens para enfrentar dois grandes desafios globais: mudanças climáticas e perda de biodiversidade. Para Rafael Loyola, diretor executivo do IIS, “tanto o planejamento estratégico das ações de conservação e restauração como um roteiro para o comércio justo e sustentável serão essenciais para combater as crises globais de clima e biodiversidade”. A gravação está disponível no canal do Youtube do Instituto.

Liderado pelo IIS, o encontro teve apoio do UNEP-WCMC, do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), do WWF-Brasil e do UKRI GCRF TRADE, Development & the Environment Hub (TRADE Hub). Para mais informações, entre em contato com plangea@iis-org.br.

Bráulio Dias (UnB) palestra durante o painel sobre os resultados das COPs ao lado de Rafael Loyola (esquerda), do IIS, e Gustavo Mañez Gomis (direita), do PNUMA. A conversa também contou com a participação de Marcello Boggio (FAO) e Matheus Couto (WCMC-UNEP).

Sobre o IIS

Fundado em 2009 no Rio de Janeiro, o Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) é um think-and-do-tank independente voltado à compreensão da relação entre o ser humano e demais elementos da natureza. O Instituto desenvolve pesquisas, capacitações e ferramentas para promover o uso sustentável da terra, em particular a conservação da biodiversidade, provisão de serviços ecossistêmicos, manejo sustentável do solo, mitigação e adaptação às mudanças climáticas e desenvolvimento socioeconômico das pessoas envolvidas nestes processos.

A partir de seus estudos, o IIS tem participado e oferecido subsídios à Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CBD) e Mudanças Climáticas (UNFCCC), a governos nacionais e locais, assim como a organizações do setor privado, em processos envolvendo diferentes atores. Nos últimos 14 anos, foram liderados mais de 25 projetos financiados por organizações como o Global Environmental Facility (GEF), a Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (NORAD); a Fundação Gordon & Betty Moore; o Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU); o Global Challenges Research Fund (GCRF) do Reino Unido; o World Wide Fund for Nature (WWF); o Governo do Estado de São Paulo e o Instituto Serrapilheira, entre diversas outras. 

Contato:

Fernanda Gomes

f.gomes@iis-rio.org

(21) 98013 0407

Bruna Pavani

b.pavani@iis-rio.org

(11) 97109 2552

Breno Valle

b.valle@iis-rio.org

(21) 97916 0111

Colaboradores Relacionados (3)

Parceiros Relacionados (5)

Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) UKRI UNEP/WCMC World Wide Fund for Nature (WWF)