Notícias > Notícia

Compartilhe

14.02.17

O Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (PLANAVEG), no qual o IIS foi um dos idealizadores, tornou-se o decreto federal “Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (PROVEG)”

Com muita satisfação o IIS divulga que o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (PLANAVEG), onde o instituto atuou diretamente na elaboração juntamente com outras Instituições, Universidades e ONGs apoiando o Ministério do Meio Ambiente, tornou-se o decreto federal “Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (PROVEG)” no dia 27 de janeiro de 2017.

O Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (PLANAVEG) começou a ser idealizado no dia 24 de setembro de 2013 no evento “Oportunidades e desafios para a construção de uma estratégia nacional de restauração florestal”, organizado pelo World Resources Institute (WRI), a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e o Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS). O evento aconteceu na sede do IIS.

Durante a reunião foram apresentadas algumas experiências de restauração em larga escala no mundo, assim como algumas das iniciativas de restauração florestal que o WRI e a IUCN estavam engajadas. Foram apresentados ainda os resultados preliminares do diagnóstico dos principais entraves para uma estratégia nacional, feito pelo WRI que se baseou em dados de diversas experiências e na participação de inúmeros atores engajados com restauração florestal no Brasil.

O evento foi importantíssimo para traçar oportunidades e pensar nos desafios para a consolidação de uma estratégia nacional de recuperação da vegetação nativa, além de ter calibrado os resultados do diagnóstico apresentado.

No dia 19 de março de 2014, IIS, IUCN e WRI voltaram a se encontrar e organizaram um dia de trabalho para apoiar o desenvolvimento de uma possível política nacional para recuperação da vegetação nativa. Esta reunião, que também aconteceu na sede do IIS, teve 3 focos principais:

1)      Sugerir as metas de recuperação, em área;

2)       Estimar os custos das diversas estratégias desta política, e das metas de recuperação sugeridas no item 1

3)      Apresentar insumos e sugestões para o desenvolvimento posterior da priorização espacial da recuperação.

 

Em 23 de janeiro de 2017 o Plano Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (PLANAVEG) tornou-se o Decreto Federal Nº 8.972, intitulado “Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa (PROVEG)” . Essa política objetiva articular, integrar e promover políticas, programas e ações indutoras da recuperação de florestas e demais formas de vegetação nativa em, pelo menos, 12 milhões de hectares no Brasil.

Para acessar o decreto na íntegra: http://www.planalto.gov.br/…/_Ato201…/2017/Decreto/D8972.htm