Notícias > Notícia

Compartilhe

06.12.19

Workshop “O Valor de Conservação da Biodiversidade em Áreas Privadas”

No dia 5 de dezembro, a equipe do Projeto GEF Áreas Privadas promoveu o workshop “Valor de conservação da biodiversidade em áreas privadas”, na sede do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), no Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi discutir o processo de construção do componente 3 do Projeto – que trata de melhorar as capacidades públicas para incorporar o valor de conservação de áreas privadas em políticas públicas – e avaliar o nível de interesse dos órgãos representados na reunião em acompanhar/participar deste processo.

Além do IIS, estiveram presentes membros do Ministério do Meio Ambiente (MMA), do Instituto Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro (INEA), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (SEMAD), do Serviço Florestal Brasileiro – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SFB-MAPA), do Banco do Brasil, da Secretaria de Estado de Ambiente e Sustentabilidade do Rio de Janeiro (SEAS) e da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).

Foram levantadas as ferramentas que poderiam incorporar o valor de biodiversidade, bem como em quais políticas públicas essa base de dados poderia ser inserida, partindo dos seguintes critérios: Política pública, Ferramenta, Escopo (ex. estadual ou federal), Critérios desejáveis (ex. conectividade, biomassa), Modo de inserção (ex. plataforma), Responsável (instância/organização), Urgência e Abrangência Geográfica. Com base nestes critérios, foi realizada uma chuva de ideias para entender os elementos necessários para a elaboração da layer e seu potencial de utilização pelas partes interessadas.

Em seguida, discutiu-se quais seriam os critérios gerais desejáveis para guiar a seleção das áreas de alto valor. Após uma nova chuva de ideias, foram sugeridos inicialmente 6 critérios: (i) biodiversidade, (ii) adaptação às mudanças climáticas, (iii) mitigação às mudanças climáticas, (iv) potencial de geração de renda, (v) efeitos da paisagem e (vi) riscos.

Os presentes expressaram um alto grau de sinergia entre o Projeto e suas instituições e manifestaram interesse em colaborar e/ou firma acordos de vínculo ou parceria

Parceiros Relacionados (3)

Fundo Global para o Ambiente Ministério do Meio Ambiente - Governo Federal (MMA) UNEP/WCMC