Compartilhe

Boas práticas para Restauração de Paisagens na Mata Atlântica e Amazônia e seus benefícios para a sociedade e a natureza

A maioria dos proprietários rurais têm uma relação direta com a terra e reconhecem a importância da natureza para a produção. Mas muitos não sabem que suas atividades produtivas podem ser melhoradas pela presença ou restauração das florestas e sua renda aumentada pela comercialização legal de produtos florestais de suas propriedades. Assim como o seu bem-estar depende do meio ambiente e da provisão dos serviços ecossistêmicos.

Feita especialmente para proprietários rurais na Mata Atlântica e Amazônia, a cartilha “Boas práticas para Restauração de Paisagens na Mata Atlântica e Amazônia e seus benefícios para a sociedade e a natureza” reúne informações sobre a importância e os benefícios econômicos, sociais e ambientais das florestas e da restauração, garantindo produtividade, bem-estar humano e conservação da natureza. É apresentada ao proprietário a visão de paisagem a partir da ideia de que as propriedades privadas não “ilhas” isoladas, e o seu manejo integrado facilita o planejamento e desenvolvimento da região.

Empregando linguagem coloquial e utilizando ilustrações e outros recursos gráficos para facilitar o entendimento, a cartilha explica os benefícios das florestas para o clima, qualidade de água, biodiversidade, aumento de renda, além de exemplificar algumas técnicas de restauração e os aspectos legais associados à propriedade no âmbito do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

A cartilha “Boas Práticas para Restauração de Paisagens na Mata Atlântica e Amazônia e seus benefícios para a sociedade e a natureza” foi produzida no âmbito do Projeto Pró-Restaura: Desbloqueando as oportunidades comerciais, financeiras e econômicas da Restauração Florestal e de Paisagem no Brasil, financiado pela Iniciativa Internacional do Clima da Alemanha – IKI (Internationale Klimaschutz Initiative, sigla em alemão)

 

Você que pode complementar o vasto conteúdo da cartilha através dos materiais disponíveis nos links abaixo. Boa leitura!

Sobre pagamento por Serviços Ambientais (PSA)

Colaboradores Relacionados (3)

Parceiros Relacionados (1)

Federal Ministry for the Environment, Nature Conservation and Nuclear Safety of Federal Republic of Germany