Publicações > Artigo

Compartilhe

Prioridades de pesquisa para ciência aplicada do solo

Os solos são sistemas complexos que fornecem uma variedade de serviços ecossistêmicos fundamentais para a vida na Terra. Eles são formados na interseção da atmosfera, biosfera, hidrosfera e litosfera, regulando muitos processos ecossistêmicos nas paisagens e abrigando uma grande proporção da biodiversidade da Terra, fornecendo a base física para inúmeras atividades humanas. Portanto, o estudo dos solos naturalmente envolve abordagens inter e transdisciplinares, assim como a Ciência da Sustentabilidade, com sua abordagem sistêmica e transdisciplinar, busca soluções pragmáticas para problemas complexos e desafios mais urgentes. Isso inclui como a saúde do solo pode influenciar ou contribuir para alcançar o desenvolvimento sustentável inclusivo e equitativo.

Muito tem sido feito para e promover a saúde e conservação do solo e salvaguardar o futuro da humanidade. Muito mais resta a ser feito. A importância da saúde do solo como base para a agricultura sustentável e outros ecossistemas continua despercebida. Este artigo revisa a literatura recente sobre prioridades de pesquisa para o uso sustentável do solo e envolve equipes interdisciplinares para definir caminhos para as necessidades de pesquisa. Nele, mostra-se a necessidade urgente de restaurar a saúde dos solos e promover a independência dos insumos agrícolas internacionais no Brasil, o potencial do carbono do solo para ser incluído no mercado voluntário de carbono e o potencial do biocarvão para sequestrar carbono no solo a longo prazo. Também destaca-se a necessidade de abordagem de baixo para cima, inclusão, criatividade e inovação na busca do desenvolvimento equitativo e sustentável.

Representação esquemática das mudanças no solo em um modelo de agricultura convencional.

Colaboradores Relacionados (7)

Parceiros Relacionados (6)

Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio) Embrapa Acre Embrapa Agrobiologia Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Universidade de Opole University of East Anglia