Notícias > Evento

Compartilhe

31.01.24

Regulações, produção de commodities agrícolas e desmatamento zero

No dia 29 de fevereiro, de 10:00h às 17:00h (Horário de Brasília), será realizado o evento “Regulações, produção de commodities agrícolas e desmatamento zero”, promovido pelo Hub Brasil do projeto TRADE, Development & the Environment Hub (TRADE Hub).

O Brasil enfrenta desafios significativos para atingir metas internacionais que buscam equilibrar a produção agrícola com a conservação da biodiversidade. O próprio governo brasileiro comprometeu-se a alcançar zero desmatamento até o final da década, conforme ratificado na COP28. Além disso, a redução do desmatamento tornou-se uma prioridade compartilhada entre países produtores e consumidores no comércio agrícola. Por exemplo, a União Europeia (UE) estabeleceu regulamentações que proíbem commodities agrícolas vinculadas ao desmatamento. Já o Reino Unido (RU) está com a pauta em discussão.

Tendo em vista esse cenário, o projeto TRADE Hub busca fornecer dados, análises, ideias e parcerias para acelerar a transição para um sistema de comércio global sustentável. Nesse contexto, o TRADE, Development & the Environment Hub (TRADE Hub), formado pelo Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS)WWF-BrasilImafloraUNEP-WCMCCEBRAP e GPP/Esalq/USP, une esforços para influenciar políticas e práticas relacionadas ao comércio sustentável em cadeias de suprimentos no país, explorando medidas para uma produção livre de desmatamento., une esforços para influenciar políticas e práticas relacionadas ao comércio sustentável em cadeias de suprimentos no país, explorando medidas para uma produção livre de desmatamento.

O evento apresentará os principais resultados alcançados pelo Hub Brasil, atuante desde 2019, e contará com participações de palestrantes de importantes organizações como UNEP-WCMC, Itamaraty, Embaixada do Reino Unido, Universidade de Reading, IPAM e PCI-MT, entre outras.

A participação presencial no evento será apenas para convidados, mas é possível acompanhá-lo na íntegra pelo Zoom. Preencha o formulário e participe!

Agenda completa abaixo.

 

As palestras serão ministradas em português e inglês, a depender dos palestrantes, com traduções simultâneas para ambos os idiomas.

AGENDA* 

Manhã

10:00 – 10:10 | Abertura

Matheus Couto (UNEP-WCMC, Brazil Programme Officer)

10:10 – 11:30 | Painel “Os caminhos do desmatamento zero na governança da produção e consumo de commodities agrícola”

Moderador:

Christopher Hawksworth (UNEP-WCMC, Research Grants Officer)

Palestrantes:

Sarah Clegg (Deputy Consul General of the United Kingdom in São Paulo, Brazil)

André Lima (Extraordinary Secretary for Deforestation Control and Territorial Environmental Planning at Brazilian Ministry of Environment)

Apresentação sobre a WWF-Brasil

11:30 – 12:30 | Caminhos do Projeto TRADE Hub: descobertas e realizações (A)

Moderador:

Matheus Couto (UNEP-WCMC, Brazil Programme Officer)

Palestrantes:

Louise Nakagawa (Imaflora and CEBRAP, Researcher in Governance and Sustainability)

Alberto Barretto (USP-ESALQ-GPP, Coordinator of Sustainable Rural Development)

12:30 – 14:00 | Almoço

Tarde

14:00 – 15:00 | Caminhos do Projeto TRADE Hub: descobertas e realizações (B)

Moderadora:

Carolina Salcedo (IIS, Project Manager)

Palestrantes:

Bruna Pavani (IIS, Coordinator)

Marcello de Maria (University of Reading, Researcher)

Aisha Niazi (UNEP-WCMC, Communications Officer)

15:00 – 15:30 | Exibição do documentário  “Coexistência: Natureza, Produção e Comércio no Cerrado Brasileiro”, produzido pelo Hub Brasil (TRADE Hub).

15:30 – 16:50 | Mesa redonda sobre “incentivos e obstáculos para conformidade dos produtores brasileiros em relação à regulamentações de desmatamento da UE e do Reino Unido”.

Moderadora:

Isabel Garcia Drigo (Imaflora, Manager)

Palestrantes:

Isabel Rahal (Brazilian Institute of Environment and Renewable Natural Resources – IBAMA, General Coordinator of Strategic Management)

André Guimarães (Amazon Environmental Research Institute – IPAM, Executive Director)

Richard Smith (Produce, Conserve and Include (PCI) Institute of the State of Mato Grosso, Executive Director)

Marina Bragante (Aya Institute, Executive Director)

16:50 – 17:00 | Encerramento

Rafael Loyola (IIS, Executive Director)

*Sujeita à alterações sem avisos prévios.

 

Para mais informações, entre em contato: trade.hub@iis-rio.org

Colaboradores Relacionados (9)

Parceiros Relacionados (7)

AYA Earth Partners Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) Trade, development & the Envirionment Hub UKRI UNEP/WCMC World Wide Fund for Nature (WWF)