Notícias > Evento

Compartilhe

12.11.19

Veja como foi o encerramento da Consulta Temática sobre Restauração de Ecossistemas

O terceiro e último dia da Consulta Temática sobre Restauração de Ecossistemas para a estrutura de Biodiversidade Global pós-2020 começou com a apresentação dos resultados da dinâmica Café Mundial, conduzida no dia anterior, feita por representante de cada uma das quatro mesas:

  • Estação 1 – Princípios para guiar os objetivos e metas para a restauração do ecossistema (elementos qualitativos).
  • Estação 2 – Metas e objetivos globais – escopo e métricas orientadoras, linhas de base e indicadores da meta e metas na restauração do ecossistema (elementos quantitativos).
  • Estação 3 – Ligações com outras áreas temáticas em potencial – Relação de objetivos e metas na restauração do ecossistema com outros objetivos e metas potenciais no âmbito da biodiversidade pós-2020.
  • Estação 4 – Integrando metas / alvos existentes de outras áreas de instrumentos internacionais, fortalecendo o potencial de restauração de ecossistemas.

Para a próxima atividade, os participantes puderam escolher um dos dois grupos para participar, para discutir a. Meios de implementação ou b. Monitoramento e revisão, seguidos por um relatório das sessões do grupo.

Após o almoço, Bernardo Strassburg, diretor executivo do IIS, explorou os principais elementos relacionados à restauração de ecossistemas para a estrutura de biodiversidade global pós-2020. Nesta mesma sessão, Bernardo conduziu uma votação eletrônica instantânea entre os participantes, que elencaram as sugestões que servirão como subsídio para a formulação do Quadro Global da Biodiversidade 2020, a ser discutido na 15o Conferência das Partes (COP 15) na cidade de Kunming, China, em 2020.

Na sequência,  as co-líderes da restauração de ecossistemas Eugenia Montezuma e Nicola Breier mediaram uma breve discussão em plenário e um resumo das principais mensagens do workshop. A mensagem final ficou à cargo do co-presidente do grupo de trabalho do quadro Global De Biodiversidade pós-2020, Basile van Havre que encerrou do workshop apresentando as conclusões e próximas etapas.

Sobre o Evento

O Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) sediou a Consulta Temática Sobre Restauração de Ecossistemas, em parceria com a Convenção de Diversidade Biológica (CBD), dos dias 6 a 8 de novembro, no Rio de Janeiro. O encontro teve como objetivo promover o diálogo com base em contribuições científicas e experiências das Partes para desenvolver sugestões sobre objetivos e metas para o Quadro Global de Biodiversidade pós 2020.

 

Parceiros Relacionados (3)

Convenção da Diversidade Biológica Ministério do Meio Ambiente - Governo Federal (MMA) UNEP/WCMC