Compartilhe

Fortalecendo a governança ambiental e a rastreabilidade nas cadeias produtivas da pecuária no Brasil

Em outubro de 2022, o IIS deu início à implementação deste projeto em parceria com a National Wildlife Federation (NWF) com a colaboração da University of Wisconsin (UW). O projeto é voltado ao fortalecimento da rastreabilidade e sustentabilidade da produção pecuária brasileira, com o foco em estados do Cerrado e da Amazônia.

A iniciativa foi estabelecida no intuito de fortalecer a atuação da NWF no Brasil, no país desde 1986, com um parceiro brasileiro experiente em pecuária sustentável. Para isso, o IIS irá:

  1. atuar junto ao Grupo de Trabalho dos Fornecedores Indiretos na Pecuária Brasileira (GTFI) no engajamento de atores-chave pela adoção de boas práticas na pecuária, incluindo o uso do VISIPEC – ferramenta de rastreabilidade complementar desenvolvida pela NWF que trabalha com os sistemas de monitoramento já usados pelos frigoríficos;
  2. apoiar a NWF no engajamento das agências estaduais em dois estados, potencialmente Maranhão e Tocantins, para acesso a dados importantes para a utilização da ferramenta, como informações sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR), e
  3. identificar possibilidades de melhoria do VISIPEC – com a expertise em modelagem espacial do IIS e da UW, o projeto visa aumentar a quantidade e riqueza de informações sobre a conservação das áreas produtivas e a identificação de áreas de grande oportunidade para a realização de ações de restauração nos dois biomas foco.

Colaboradores Relacionados (3)

Parceiros Relacionados (2)

National Wildlife Federation (NWF) Universidade de Wisconsin (UW)