Compartilhe

GEF Terrestre – Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal

A recuperação da vegetação nativa está, cada vez mais, ganhando espaço na agenda de desenvolvimento sustentável no Brasil e no mundo. É possível demonstrar, através do conhecimento científico, os diversos benefícios ambientais como: o aumento na qualidade hídrica, o combate e adaptação às mudanças do clima e a conservação da biodiversidade e dos recursos genéticos. No entanto, ela deve estar inserida em um contexto mais amplo, no qual o desenvolvimento sustentável seja estimulado e que também considere os enormes desafios sociais, nos quais as metas ambientais não devem desviar, mas sim, ajudar a superar. Opções de recuperação de vegetação nativa que promovam também benefícios econômicos, especialmente renda e emprego, devem ser o foco das políticas públicas.

Nesse contexto, o IIS atua na consultoria técnica do Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal – GEF Terrestre, cujo objetivo é promover a conservação efetiva da biodiversidade em ecossistemas terrestres, com foco nas regiões biogeográficas Caatinga, Pampa e Pantanal por meio do fortalecimento da gestão de Unidades de Conservação (UCs), da recuperação de áreas degradadas e da conservação de espécies ameaçadas.

Uma primeira atuação do IIS foi voltada à identificação das áreas prioritárias para a recuperação da vegetação nativa nas respectivas regiões biogeográficas, a partir de análise espacial multicritério, desenvolvida entre os anos de 2020 e 2022. Os resultados obtidos podem auxiliar na implementação de políticas públicas e no cumprimento dos compromissos internacionais assumidos pelo país, identificando áreas onde há melhor relação custo/benefício da recuperação da vegetação, otimizando a utilização de recursos públicos e/ou privados e impulsionando a recuperação da vegetação em larga escala no Brasil. Os produtos dessa atuação (relatório, sumários executivos para cada região biogeográfica e mapas) podem ser encontrados no final desta página em conteúdos relacionados.

Além disso, em parceria com o Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste – Cepan, o IIS atua em outra frente que busca contribuir para a consolidação das técnicas de recuperação e monitoramento da região biogeográfica da Caatinga a partir de diagnósticos da cadeia produtiva regional da restauração e de estudos de viabilidade econômica associados. Com ampla experiência em estudos econômicos para recuperação de vegetações, o IIS fornecerá assessoria ao Cepan para análise da viabilidade econômica e financeira de modelos técnicos voltados à recomposição da flora nativa da região biogeográfica.

O projeto é coordenado pelo Departamento de Áreas Protegidas da Secretaria de Biodiversidade (DAP/SBio) do Ministério do Meio Ambiente (MMA), financiado com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e tem o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como agência implementadora, além do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) como agência executora.

Parceiros Relacionados (5)

Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO) Fundo Global para o Ambiente Instituto GAEA Ministério do Meio Ambiente - Governo Federal (MMA) UNEP/WCMC