Compartilhe

NATWIP: Soluções Baseadas na Natureza para a Gestão da Água em áreas Periurbanas

As áreas periurbanas são regiões de transição entre a paisagem rural e urbana, onde o aumento da urbanização costuma ser desordenado, afetando os processos ecológicos e hidrológicos da região através da degradação das margens, poluição por esgoto e lixões.

 

O projeto “Soluções Baseadas na Natureza para a Gestão da Água em áreas Periurbanas” explora os potenciais que as Soluções Baseadas na Natureza (Nature Based Solutions – NBS) oferecem para enfrentar os desafios da gestão da água em áreas nessas paisagens. O principal objetivo é o intercâmbio de experiências de aprendizado entre os parceiros e a promoção do debate entre ciência e sociedade, a fim de aumentar a conscientização entre os profissionais e usuários sobre a aplicação das NBS para gerenciar a escassez de água, poluição e riscos relacionados a eventos hidrológicos extremos.

Existem 4 sub-objetivos do projeto que serão alcançados através de quatro pacotes de trabalho visando (1) revisão de experiências internacionais, (2) estabelecimento de um arcabouço metodológico para avaliar as NBS, (3) aplicação da estrutura em cada um dos locais de estudo de caso; e (4) criação de uma narrativa comum. Além disso, um quinto pacote de trabalho será responsável pelo gerenciamento e comunicação do projeto.

O NATWIP pretende progredir para além do estado da arte, onde a questão de fechar a lacuna do ciclo da água é restrita a núcleos urbanos, ignorando as especificidades das áreas periurbanas. A inovação do projeto está no desenvolvimento de uma estrutura metodológica integrada para avaliar soluções baseadas na natureza para a água no periurbano, desenvolver um guia de ‘melhores práticas’ para promover a adoção de NBS e, em geral, construir e compartilhar conhecimento sobre o potencial das NBS para a água nos espaços peri-urbanos. Serão levantados estudos de caso na Noruega, Suécia, Espanha, Polônia, África do Sul, Índia e Brasil, onde os parceiros do projeto estabeleceram contatos.

Além do IIS, os outros cinco parceiros do projeto são:

Instituto Real de Tecnologia, Departamento de Desenvolvimento Sustentável, Ciências e Engenharia Ambiental (Sweeden) – Coordenador
Departamento de Ecologia da Conservação e Entomologia, Faculdade AgriSciences, Stellenbosch University (África do Sul) – Parceiro

Instituto de Ciência e Tecnologia da Sustentabilidade. Universitat Politècnica de Catalunya (Espanha) – Parceiro

Departamento de Meio Ambiente, Instituto Norueguês de Geotecnia (Noruega) – Parceiro

Universidade de Agricultura em Cracóvia, Faculdade de Produção e Engenharia de Energia, Instituto de Engenharia Agrícola e Informática (Polônia) – Parceiro

 

O projeto foi contemplado pela chamada “Joint Water JPI 2018 – Fechando o Ciclo da Água – Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos”.

Parceiros Relacionados (1)

Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio)