Publicações > Artigo

Compartilhe

Estrutura para Planejamento e Avaliação de Soluções Baseadas na Natureza para Água em Áreas Periurbanas

Esforços recentes para alcançar objetivos sociais, econômicos e ambientais relacionados à sustentabilidade enfatizam a importância da utilização de soluções baseadas na natureza (SbN). Entretanto, a maioria dos frameworks propostos na literatura não abordam todo o seu potencial e negligenciam sua contribuição para o alcance de acordos ambientais globais, como a Agenda 2030 da ONU. Neste artigo, é apresentado um inovador framework criado para ser aplicado ao planejamento e avaliação de projetos de SbN para vários desafios baseados na água. A nova estrutura considera três etapas principais de um projeto de soluções baseadas na natureza:

  1. 1. avaliação do contexto;
  2. 2. processo de implementação e adaptação;
  3. 3. resultados.

Essa ferramenta tem potencial para avaliar o alinhamento dos projetos de SbN com as dimensões da sustentabilidade por meio de um conjunto de indicadores adaptáveis. Além disso, a estrutura também pode destacar como as metas dos projetos contribuem para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Figura 3. Framework Operacional. Fonte: Lima et al., 2022.

 

Artigo desenvolvido no contexto do projeto “Soluções Baseadas na Natureza para a Gestão da Água em áreas Periurbanas”, contemplado pela chamada “Joint Water JPI 2018 – Fechando o Ciclo da Água – Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos”.

Colaboradores Relacionados (5)