Publicações > Livro

Compartilhe

Manual NATWiP – Soluções baseadas na natureza nas zonas periurbanas

No Manual NATWiP, o leitor é apresentado a uma estrutura inovadora desenvolvida através de processos transdisciplinares para garantir que as metas de desenvolvimento sustentável sejam explicitamente consideradas em projetos de soluções baseadas na natureza (SbN) relacionados à água. O novo framework engloba todas as três fases das SbN: avaliação do contexto socioespacial (fase de pesquisa e planejamento), processos de implementação (fase de implementação) e a avaliação dos resultados, consequências não intencionais e co-benefícios (fase de monitoramento e avaliação).

A estrutura inclui um conjunto de indicadores adaptáveis de cada dimensão da sustentabilidade (ambiental, social e econômica) para cada uma das fases. Isso significa que, embora o framework NATWiP se concentre principalmente em áreas periurbanas e soluções baseadas na natureza relacionadas à água, ele pode ser aplicado de forma mais ampla. Os usuários podem considerar a aplicação da estrutura como uma ferramenta para avaliar projetos em andamento e orientar novas iniciativas em diferentes países, paisagens e contextos.

O manual fornece uma breve visão geral dos conceitos-chave no Capítulo 1, com uma descrição da estrutura metodológica no Capítulo 2. O Capítulo 3 oferece instruções passo a passo sobre como aplicar o framework NATWiP. O Capítulo 4 ilustra como aplicar essa estrutura, por meio de uma série de estudos de caso reunidos em todo o mundo. Finalmente, no Capítulo 5, as principais lições aprendidas com os estudos de caso são reunidas e sete princípios de melhores práticas para SbN são propostas. O manual traz sua conclusão no Capítulo 6.

 

Livro desenvolvido no contexto do projeto “Soluções Baseadas na Natureza para a Gestão da Água em áreas Periurbanas”, contemplado pela chamada “Joint Water JPI 2018 – Fechando o Ciclo da Água – Gestão Sustentável dos Recursos Hídricos”.

Colaboradores Relacionados (3)

Parceiros Relacionados (1)

Centro de Ciências da Conservação e Sustentabilidade do Rio (CSRio)