Notícias > Notícia

Compartilhe

05.12.23

Durante a COP 28, Pará lança plano coliderado pelo IIS para recuperar a Amazônia

Helder Barbalho, governador do Pará, discursa durante lançamento do PRVN-PA na COP28. Foto: Bruna Pavani / IIS.

Na COP 28, realizada em Dubai, o governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou no último sábado (02/12) o ambicioso “Plano de Recuperação da Vegetação Nativa do Estado do Pará (PRVN-PA)”. Um marco no cenário brasileiro, o programa, coliderado pelo Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), destaca-se como uma das principais estratégias para atingir as metas climáticas do estado.

O PRVN-PA, instrumento de implementação do Programa Estadual de Recuperação da Vegetação Nativa, visa restaurar 5,6 milhões de hectares na Amazônia até 2030, equivalente a dez vezes a área do Distrito Federal. Sua missão é articular, integrar e promover projetos e ações que impulsionam a recuperação da vegetação nativa, contribuindo para a redução das emissões líquidas através do sequestro de Gases de Efeito Estufa (GEE). O plano não apenas aborda questões ambientais, mas também apresenta mais de 225 atividades a serem realizadas nos próximos 10 anos, relacionadas à criação de empregos verdes, ao incentivo à pesquisa e à garantia da segurança alimentar no estado.

Durante o lançamento, o governador Barbalho ressaltou a importância de remunerar os produtores pela preservação da floresta. Ele destacou a necessidade de combater a ilegalidade, frear o desmatamento e, acima de tudo, apontou para a importância da restauração da vegetação como parte fundamental de um novo caminho para o Pará. O chefe do Executivo paraense também apresentou resultados sobre os benefícios da implementação do PRVN: além de gerar um valor adicionado na economia entre R$ 36,6 bilhões e R$ 42,2 bilhões, o plano promete retirar mais de 700 milhões de toneladas de carbono da atmosfera, o equivalente às emissões da agropecuária brasileira em 2021.

A construção do PRVN envolveu mais de 40 organizações, incluindo órgãos públicos, instituições de pesquisa, setor privado, povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. O IIS foi uma das lideranças do comitê de organização e consolidação do Plano, conduzindo diversas atividades, como:

  • Apoio na construção de uma normativa legal para o Pará para promover uma governança adequada;
  • Realização de diagnóstico para identificar desafios e oportunidades relacionados à restauração no estado;
  • Organização de oficinas e reuniões preparatórias para a formulação do PRVN;
  • Elaboração da proposta final do Plano, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS-PA) e outras instituições.

O PRVN-PA representa uma visão transformadora para o Pará, consolidando-se como um exemplo inovador no cenário nacional de conservação e recuperação ambiental. Acesse o Plano na íntegra ou seu sumário executivo:

 

Sobre o IIS

Fundado em 2009 no Rio de Janeiro, o Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) é um think-and-do-tank independente voltado à compreensão da relação entre o ser humano e demais elementos da natureza. O Instituto desenvolve pesquisas, capacitações e ferramentas para promover o uso sustentável da terra, em particular a conservação da biodiversidade, provisão de serviços ecossistêmicos, manejo sustentável do solo, mitigação e adaptação às mudanças climáticas e desenvolvimento socioeconômico das pessoas envolvidas nestes processos.

A partir de seus estudos, o IIS tem participado e oferecido subsídios à Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CBD) e Mudanças Climáticas (UNFCCC), a governos nacionais e locais, assim como a organizações do setor privado, em processos envolvendo diferentes atores. Nos últimos 14 anos, foram liderados mais de 25 projetos financiados por organizações como o Global Environmental Facility (GEF), a Agência Norueguesa de Cooperação para o Desenvolvimento (NORAD); a Fundação Gordon & Betty Moore; o Ministério Federal Alemão do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU); o Global Challenges Research Fund (GCRF) do Reino Unido; o World Wide Fund for Nature (WWF); o Governo do Estado de São Paulo e o Instituto Serrapilheira, entre diversas outras.

Contato:

Fernanda Gomes

f.gomes@iis-rio.org

(21) 98013 0407

Mariana Iguatemy

m.iguatemy@iis-rio.org

(21) 99341-1364

Breno Valle

b.valle@iis-rio.org

(21) 97916 0111

Colaboradores Relacionados (5)

Parceiros Relacionados (1)

Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Estado do Pará (Semas l Pará)