Notícias > Notícia
23.12.25
IIS em 2025: retrospectiva do ano
2025 foi um ano de síntese, amadurecimento e projeção para o futuro. Ao mesmo tempo em que avançamos em novas fronteiras da ciência aplicada à sustentabilidade, o IIS celebrou, em dezembro, 16 anos de atuação conectando conhecimento científico, território e impacto real.
Este foi um ano em que as perguntas que nos movem desde 2009 ganharam novas respostas e novos desafios. A experiência acumulada ao longo de 16 anos fortaleceu nossa capacidade de transformar evidências científicas em soluções concretas para a conservação da biodiversidade, a restauração de ecossistemas e a construção de caminhos viáveis para uma economia alinhada à natureza.
Nesta retrospectiva, reunimos alguns dos principais aprendizados de 2025, um ano que não apenas marcou mais um ciclo de trabalho, mas reafirmou o compromisso do IIS com o futuro: fazer ciência com propósito, relevância e escala, a partir do Brasil para o mundo.
Um dos principais destaques de 2025 foi a nossa atuação na COP30 de Belém, em novembro. Estivemos presentes sediando a “House of Restoration” (Casa da Restauração), na Zona Azul.Durante toda a conferência, recebemos mais de 120 painelistas em mais de 30 eventos com painéis que focaram nos temas chaves sobre clima, biodiversidade e restauração.
No mesmo mês, o fundador e diretor executivo de ciência do IIS, Bernardo Strassburg, recebeu o Earthshot Prize 2025, conhecido como o “Oscar da Sustentabilidade”, como fundador da re.green. Também fomos reconhecidos, em julho, com o prêmio MapBiomas na categoria Emergência Climática.
Nossa agenda do ano incluiu ainda os eventos “Restauração de ecossistemas e os desafios da Rio-92: integrando Clima, Biodiversidade e Degradação da Terra, durante a Rio Climate Action Week” em agosto e o “Restauração em jogo: conectando recuperação global e urbana para um futuro climático resiliente, organizado em parceria com Senckenberg Nature Research, da Alemanha” em setembro.
Em 2025, iniciamos sete novos projetos que incluíram desde modelagem espacial de risco de incêndio para fortalecer a permanência de áreas restauradas; até a gestão sustentável dos solos e seu papel na produção de alimentos e mitigação climática; a promoção da restauração de ecossistemas como instrumento de transição climática no uso da terra; o apoio técnico para contribuição com o Plano Clima; a revisão de dados e critérios para priorizar áreas para o Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais no Pará; a expansão da Regeneração Natural Assistida em biomas estratégicos; e a adaptação de métricas de ganho líquido de biodiversidade em ecossistemas terrestres.
Durante o ano, publicamos estudos, análises, relatórios e artigos inéditos que abordaram desde o acesso de pequenos e médios produtores aos mercados de carbono, o desenho de créditos de biodiversidade resilientes ao clima e o papel das Soluções Baseadas na Natureza na mitigação e adaptação climática, até análises robustas sobre o potencial da restauração florestal para geração de empregos, crescimento econômico e conservação de milhares de espécies.
A produção do IIS também contribui diretamente para o Plano Clima, por meio de subsídios técnicos para planos setoriais de mitigação e adaptação, além de apoiar agendas territoriais específicas, como o desenvolvimento agroambiental do Tocantins e estratégias para reduzir o desmatamento legal no Cerrado.
Complementam esse portfólio reflexões inovadoras sobre planejamento da conectividade ecológica, cenários para futuros sustentáveis, desertificação e seca, e a integração entre mudanças climáticas e biodiversidade, reforçando o papel da restauração estratégica de ecossistemas como eixo central para reduzir riscos climáticos, fortalecer a resiliência socioambiental e posicionar o Brasil como protagonista na agenda global da sustentabilidade.
Fomos fonte de conhecimento para reportagens e participações em veículos nacionais, que destacaram os trabalhos do IIS em restauração, clima e políticas públicas, incluindo Jornal Nacional, Valor Econômico e O Globo.
Nossa presença no ambiente digital também cresceu: foram mais de 100 posts, totalizando cerca de 350 mil visualizações dos posts nos nossos perfis nas redes sociais Instagram, X, Facebook e Linkedin, e crescimento de 20% no número de seguidores. Nossas publicações não só buscaram divulgar a atuação do IIS, mas também promover debates importantes sobre sustentabilidade na sociedade.
Perspectivas para 2026
Os resultados de 2025 consolidaram a integração entre ciência, políticas públicas e práticas territoriais. O IIS seguirá contribuindo para processos de governança ambiental, ampliando bases de evidência para políticas públicas e colaborando com atores nacionais e internacionais em agendas de clima, biodiversidade, uso sustentável da terra e restauração ecológica.
Desejamos um 2026 de prosperidade e sucesso!