Notícias > Notícia

Compartilhe

11.01.21

Oficinas consultivas para identificação de áreas prioritárias na recuperação da vegetação nativa na Caatinga, Pampa e Pantanal

O Projeto Estratégias de Conservação, Restauração e Manejo para a Biodiversidade da Caatinga, Pampa e Pantanal, o GEF Terrestre tem por objetivo promover a conservação efetiva da biodiversidade em ecossistemas terrestres, com foco nos biomas Caatinga, Pampa e Pantanal, por meio do fortalecimento da gestão de Unidades de Conservação (UCs) e da recuperação de áreas degradadas e da conservação de espécies ameaçadas.

 

O IIS atua na consultoria técnica do Projeto e, entre os meses de setembro e novembro, realizou oficinas consultivas com especialistas dos respectivos biomas. Nessas oficinas foi apresentada aos especialistas a abordagem de modelagem espacial multicritério baseada em programação linear inteira para planejamento espacial da recuperação da vegetação nativa, com objetivo de elaborar e dialogar sobre as bases de dados, critérios e cenários para garantir que as particularidades dos biomas estejam representadas na modelagem. Durante as oficinas, os atores apontaram inúmeras sugestões sobre as variáveis, critérios e cenários apresentados.

 

A partir dessa análise será possível avaliar onde o custo/benefício de recuperação da vegetação será maior, permitindo a otimização da utilização de recursos públicos e privados na recuperação da vegetação em larga escala desses biomas.

Parceiros Relacionados (5)

Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO) Fundo Global para o Ambiente Instituto GAEA Ministério do Meio Ambiente - Governo Federal (MMA) UNEP/WCMC