Notícias > Evento

Compartilhe

05.03.21

Workshop sobre os impactos da produção e comércio global de commodities nas mudanças no uso da terra e biodiversidade no Brasil

O projeto Trade Hub – Centro de Comércio, Desenvolvimento e Meio Ambiente – financiado pelo Fundo de Pesquisa e Desafios Globais de Pesquisa e Inovação do Reino Unido (UKRI GCRF) envolve mais de 50 organizações parceiras de 15 países diferentes, com o objetivo de tornar o comércio sustentável uma força positiva no mundo, concentrando-se no impacto do comércio de bens específicos e buscando soluções para esses impactos.

No âmbito do Trade Hub, a função do IIS é analisar os impactos do comércio internacional na produção de commodities, nas mudanças no uso da terra e na biodiversidade no Brasil. O objetivo da pesquisa do IIS é contribuir para esse debate por meio do uso de modelagem econômico-ambiental espacialmente explícita do uso do solo, explorando possíveis medidas de políticas nacionais, combinadas com diferentes soluções para implementação de salvaguardas em acordos comerciais.

Como parte dessa pesquisa, o IIS realizou, em fevereiro de 2021, um workshop de 2 dias com palestrantes nacionais e internacionais de alto nível para compartilhar conhecimentos e perspectivas sobre o tema,  envolvendo um grupo de especialistas na discussão dos principais fatores e medidas que podem influenciar os cenários de uso da terra. O objetivo foi identificar os principais acordos comerciais, iniciativas e processos, bem como políticas públicas e privadas que atuam, ou podem atuar, em conjunto com a sustentabilidade e a conservação da biodiversidade no Brasil.

Com base nas informações levantadas, foi possível reunir informações importantes para a formulação de cenários cujos impactos sobre a produção de commodities, mudanças no uso da terra e biodiversidade serão avaliados. Os resultados, por sua vez, serão divulgados por meio de sumários executivos, artigos e banco de dados. Espera-se que a pesquisa possa contribuir com as políticas e iniciativas em direção à otimização dos custos e benefícios da biodiversidade para as pessoas, em termos de prosperidade e desenvolvimento econômico.