Compartilhe

Ferramenta analítica para orientar a mitigação de catástrofes naturais por meio de Soluções baseadas na Natureza

O IIS está trabalhando no desenvolvimento de uma ferramenta analítica replicável para orientar investimentos em SbN com intuito de maximizar os seus benefícios para a sociedade.

As mudanças globais, especialmente na forma de mudanças climáticas e no uso da terra, representam ameaças significativas tanto para a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos (BES) quanto para as populações humanas. Os impactos das mudanças globais já estão sendo sentidos, com as taxas de desmatamento aumentando e as temperaturas globais subindo mais de 1°C. Cenários projetados sugerem um futuro preocupante para a sociedade na ausência de ações reparatórias e mitigatórias. No entanto, ações como o controle do desmatamento e a redução das emissões de carbono, não são mais suficientes para reverter este quadro, de modo que esforços mais ambiciosos são necessários para garantir o fluxo contínuo de benefícios da natureza para a sociedade.

Felizmente, há um reconhecimento crescente do papel da natureza como parte da solução. As Soluções baseadas na Natureza (SbN) envolvem a proteção e restauração dos ecossistemas para enfrentar desafios globais da sociedade, proporcionando benefícios para seres humanos e natureza. Elas têm como objetivo aumentar a resiliência dos ecossistemas, por meio dos benefícios fornecidos pelos BES, contrabalanceando riscos e mitigando perdas para promover o bem-estar humano. O potencial da natureza para reduzir o risco de catástrofes naturais, como cheias, deslizamentos de terras e inundações, é particularmente valioso, tornando essencial a identificação de áreas prioritárias para a implementação de SbN.

Para atender a essa necessidade, o IIS propôs o desenvolvimento de uma ferramenta analítica, apresentada como uma metodologia facilmente replicável e ajustável a qualquer região de interesse, para antecipar, avaliar e reformular políticas e atividades socioeconômicas, direcionando a elaboração de políticas locais, regionais e nacionais. Como estudo de caso, a metodologia será aplicada ao estado do Rio de Janeiro, Brasil. O estado do Rio de Janeiro, localizado no bioma Mata Atlântica, possui baixa cobertura vegetal nativa, e dois terços de suas terras são cobertas por áreas não naturais, como pastagens, áreas agrícolas, mineração e áreas degradadas. O esgotamento da cobertura florestal, a urbanização nas zonas costeiras e a ocupação de morros ou encostas aumentam os riscos de catástrofes naturais induzidos pelas mudanças climáticas, como a erosão do solo, as enchentes e inundações costeiras.

Com base em narrativas políticas positivas e negativas relevantes, o projeto busca:

  • Elaborar cenários de uso da terra e mudanças climáticas em diferentes escalas temporais para avaliar seus impactos nos BES, usando o estado do Rio de Janeiro como estudo de caso;
  • Identificar hotspots de impactos negativos nos BES, bem como sinergias e compensações entre a provisão de serviços ecossistêmicos-chave (proteção costeira, controle de erosão, controle de inundação em áreas interiores, potencial de conservação da biodiversidade e aspectos socioeconômicos) para mapear áreas prioritárias para a implementação de estratégias de SbN;
  • Construir uma ferramenta analítica facilmente replicável e ajustável a qualquer região para direcionar a elaboração de políticas públicas locais, regionais e nacionais,de modo a reduzir o risco de catástrofes naturais.

O projeto foi um dos cinco vencedores do “Desafio de Modelagem de Cenários de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos”, organizado pela Swiss Re Foundation para apoiar financeiramente pesquisas sobre o tema. O início das suas atividades se deu em agosto de 2023 e tem previsão de término para dezembro de 2025. Os resultados preliminares serão apresentados no World Biodiversity Forum, em junho de 2024, e os resultados finais serão apresentados World Economic Forum, em janeiro de 2025, ambos em Davos na Suíça.

Colaboradores Relacionados (9)

Parceiros Relacionados (5)

AXA Research Fund Ernst & Young (EY) Swiss Re Foundation Swiss Re Institute World Wide Fund for Nature (WWF)