Notícias > Notícia

Compartilhe

27.11.23

COP 28: O que são SbN e quais suas contribuições para a mitigação e adaptação frente às mudanças climáticas?

À medida que nos aproximamos da COP 28, é oportuno mergulhar nas Soluções Baseadas na Natureza (SbN), uma abordagem de vanguarda que promete redimensionar nossa resposta às mudanças climáticas. Na essência, as Soluções Baseadas na Natureza (SbN) encapsulam práticas que emulam e se integram aos processos naturais. De estratégias de manejo sustentável até a restauração de ecossistemas, essas soluções englobam um portfólio de intervenções que potencializam a resiliência ambiental. As SbN envolvem a proteção e restauração dos ecossistemas para enfrentar desafios globais da sociedade. Elas têm como objetivo aumentar a resiliência dos ecossistemas, por meio dos benefícios fornecidos pelos serviços ecossistêmicos, contrabalanceando riscos e mitigando perdas para promover o bem-estar humano. Entre suas contribuições para a mitigação e adaptação frente às mudanças climáticas é possível citar:

Contribuições para Mitigação

Ao capturar e armazenar carbono, as SbN desempenham um papel preponderante na mitigação, conferindo uma vantagem substancial em relação a outras abordagens. A absorção de dióxido de carbono e a regulação climática são grandes benefícios.

Adaptação e Resiliência Climática

As SbN revelam uma singular eficácia na adaptação. A restauração de áreas costeiras, por exemplo, protege contra eventos climáticos extremos e contribui para a conservação da biodiversidade.

Prospectivas para a COP 28

A COP 28 será palco de debates sobre estratégias inovadoras, destacando como essas podem ser implementadas globalmente para maximizar a eficácia das ações contra as mudanças climáticas. Uma convergência de mentes acadêmicas e práticas emergirá, delineando o papel crucial das SbN na agenda climática global.

Atuação do IIS

E como conectamos a teoria com a prática? O IIS está na vanguarda dessa integração, implementando diferentes projetos inovadores. Confira alguns dos principais a seguir.

Ferramenta analítica para orientar a mitigação de catástrofes naturais por meio de Soluções baseadas na Natureza

  • Ferramenta analítica para orientar a mitigação de catástrofes naturais por meio de Soluções baseadas na Natureza

Mitigando Impactos: Em sintonia com desafios ambientais, o IIS está desenvolvendo uma ferramenta analítica para direcionar a elaboração de políticas e orientar a implementação de SbN em áreas prioritárias, de modo a reduzir o risco de catástrofes naturais. Como estudo de caso será utilizado o estado do Rio de Janeiro.

Metodologia Abrangente e Replicável: Da elaboração de cenários de uso da terra à identificação de hotspots, buscamos construir uma ferramenta ajustável para diversas regiões, escalas e contextos.

Reconhecimento Internacional: O projeto foi um dos vencedores do “Desafio de Modelagem de Cenários de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos”, promovido pela Swiss Re Foundation.

Apresentação em Fóruns Multilaterais: Iniciado em em agosto de 2023, os resultados preliminares serão apresentados no World Biodiversity Forum (junho de 2024) e resultados finais no World Economic Forum (janeiro de 2025), ambos em Davos, Suíça.

Status: em andamento

  • NATWIP – Soluções Baseadas na Natureza para a Gestão da Água em áreas Periurbanas

Desafios das Áreas Periurbanas: Degradação de margens, poluição e processos ecológicos e hidrológicos desregulados impactam as zonas de transição entre a paisagem rural e urbana.

Solução em Potencial: O projeto explorou a capacidade que as SbN têm para enfrentar os desafios da gestão da água nessas paisagens, buscando o intercâmbio de experiências entre os parceiros envolvidos e a promoção do debate entre ciência e sociedade.

Pesquisa e Parceria Internacional: Foram levantados estudos de caso na Noruega, Suécia, Espanha, Polônia, África do Sul, Índia e Brasil, onde os autores estabeleceram parcerias.

Atuação em Diferentes Frentes: O projeto abraçou a inovação, desenvolvendo uma estrutura metodológica integrada para avaliar SbN para a água no periurbano, um guia de “melhores práticas” e iniciativas de divulgação sobre o potencial dessas soluções.

Status: concluído

  • No Caminho da Mata Atlântica – restaurando paisagens e fortalecendo cadeias produtivas locais no Mosaico Central Fluminense

Impulsionando uma Cadeia: O projeto está trabalhando para restaurar 250 hectares de Mata Atlântica na região do Mosaico Central Fluminense, fortalecer comunidades locais, impulsionar a economia e o turismo sustentável e promover a ciência cidadã para ampliar, enriquecer e conservar a biodiversidade dos remanescentes florestais.

Foco na Conectividade: Priorizando o corredor norte da Serra do Mar, busca-se aumentar a conectividade funcional entre o Mosaico e o Parque Estadual do Desengano através da revitalização do “Caminho da Mata Atlântica”, uma trilha de 4.270 km.

Parcerias Estratégicas: Sete parceiros, incluindo o IIS, Caminho da Mata Atlântica, LabVert-UFRJ, Fiocruz, Agroicone, Embrapa Agrobiologia e REGUA, unem forças para alcançar os ambiciosos objetivos.

Financiamento Internacional: Com verba de 2,8 milhões de reais, a iniciativa está sendo desenvolvida com apoio do Projeto Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica, coordenado pelo MMA. Sua realização ocorre no contexto da Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, com apoio financeiro do Banco Alemão de Desenvolvimento por intermédio do FUNBIO.

Status: em andamento

  • re.green & IIS – Restaurando Florestas em Larga Escala

Parceria Visionária: IIS e re.green unem forças para restaurar pelo menos 1 milhão de hectares na Amazônia e na Mata Atlântica, visando mitigar impactos das mudanças climáticas e conservar a biodiversidade.

Produtos Sustentáveis: Com a previsão de capturar 15 milhões de toneladas de CO2 por ano após a recuperação florestal, a iniciativa prevê rentabilizar por meio da comercialização de créditos de carbono premium, além de produtos madeireiros certificados e não madeireiros oriundos da restauração ecológica.

Gerando Conhecimento: O IIS contribuirá com soluções inovadoras para viabilizar o sucesso das ações da re.green, preenchendo lacunas de conhecimento e aprimorando a compreensão dos benefícios sociais e ambientais da restauração em larga escala.

Sustentabilidade Duradoura: Juntos, buscamos não apenas restaurar ecossistemas, mas também estabelecer um modelo sustentável positivo para um futuro mais verde e resiliente.

Status: em andamento

 

Em síntese, as Soluções Baseadas na Natureza não apenas representam uma mudança paradigmática nas estratégias de conservação e restauração, mas também prometem ser protagonistas na narrativa climática contemporânea.

Parceiros Relacionados (10)

Agroicone Caminho da Mata Atlântica (CMA) Embrapa Agrobiologia Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Fundo Brasileiro para Biodiversidade (FUNBIO) Laboratório de Vertebrados do Instituto de Biologia da UFRJ (LabVert) Ministério do Meio Ambiente - Governo Federal (MMA) re.green Reserva Ecológica de Guapiaçu (REGUA) Swiss Re Institute