Notícias > Notícia

Compartilhe

05.01.23

IIS contribui para diferentes metas do Marco Global da Biodiversidade Pós-2020 (Post-2020 GBF)

O Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS) teve enorme engajamento e influência na discussão e, principalmente, no embasamento científico necessário para a construção do novo Marco Global da Biodiversidade Pós-2020 (Post-2020 GBF, em inglês) ao longo dos últimos anos, definido após a última edição da 15ª Conferência das Partes (COP15) da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica (CDB) realizada em 2022.

Em 2019, sediamos a Consulta Temática sobre Restauração de Ecossitemas da ONU buscando promover o diálogo das Partes para desenvolver sugestões sobre os possíveis objetivos para o Marco Global. Esse evento internacional foi o ponto de partida para grande parte da discussão sobre as metas acordadas. Em seguida, por meio da modelagem PLANGEA, o IIS mapeou as áreas globais para conservação e restauração de ecossistemas, subsidiando assim as seguintes metas do GBF:

  • 1 – trata da necessidade de planejamento espacial para conservação e restauração para alcance de todas as metas espaciais;
  • 2 – estabelece a necessidade de restauração ecológica de pelo menos 30% dos ecossistemas terrestres, de água doce e marinho;
  • 3 – define ser necessária a proteção de 30% dos ecossistemas terrestres, de água doce e marinho.

Além disso, publicamos dois artigos (Strassburg et al. 2020 e Leadley et al. 2022) sobre a definição e implementação das metas do acordo. Os dois artigos subsidiaram documentos técnicos oficiais (info documents) para os negociadores dos países. De forma complementar, elaboramos quatro sumários para políticas públicas (policy brief), indicando:

Em 2022, no período anterior à COP, realizamos um evento com o Itamaraty, empresas e a academia com intuito de discutir o engajamento do Brasil e o papel do setor, contribuindo com a meta 15 (ações do setor privado). Finalmente, o IIS foi representado na conferência em Montreal (Canadá) por 3 colaboradores:

Em paralelo, Strassburg e Loyola tiveram conversas bilaterais com diferentes atores importantes no contexto da Conferência, como os co-presidentes (co-chairs) dos grupos de discussão da COP15, a equipe brasileira de negociadores do Itamaraty, os representantes do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e de diversas empresas, o secretário estadual do meio ambiente do Rio de Janeiro, o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro e o representante da equipe de transição do novo governo federal brasileiro.

Agradecemos toda a confiança depositada no IIS para participarmos desse importante processo de definição das novas metas de biodiversidade. É apenas o começo de uma nova era da nossa relação com a vida na Terra! Acesse o Post-2020 GBF clicando no botão abaixo:

Conteudo Relacionado

Colaboradores Relacionados (2)

Parceiros Relacionados (1)

Convenção da Diversidade Biológica